46 3232.1191

 

Diversidade, tolerância e inclusão: os desafios do IFPR

Musica de fundo – Vilarejo de Marisa Morte

O termo “diversidade” se origina do latim, a partir do vocábulo “diversitas”, e faz referência à diferença, à existência da variedade ou à abundância de coisas de distintas características. O conceito de diversidade é aplicável em diferentes contextos. Falamos, por exemplo, em diversidade biológica, biodiversidade, diversidade de ecossistemas, diversidade funcional, diversidade sexual, diversidade cultural, para citar algumas.

O IFPR tem por finalidade promover o desenvolvimento do estudante tanto na formação básica, para o exercício profissional e da cidadania, quanto no acesso aos meios para que o estudante progrida no trabalho e em estudos posteriores. Além disso, é nosso compromisso institucional desenvolver atividades pedagógicas, de pesquisa e extensão com o objetivo de promover o conhecimento de maneira articulada às demandas da sociedade atual, a reflexão, o diálogo, o posicionamento crítico e, mais importante, o respeito à(s) diversidade(s). A diversidade não deve ser vista como um problema, mas sim como riqueza.

De acordo com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO (2001), a diversidade constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras, cabendo ao Estado a responsabilidade de garantir a expressão e os direitos dos grupos que foram e ainda são historicamente minorizados/inferiorizados.  Acreditamos que cabe a todos (estudantes, pais, sociedade civil) enquanto cidadãos, defender não apenas a tolerância à diversidade, mas o respeito e a aceitação da pluralidade. Pois o respeito à diversidade é um valor que torna a convivência e a experiência humana mais rica e singular, posto que, aprendemos do e com o Outro!

Não toleramos o diferente unicamente pelo valor do respeito e da alteridade em si. Toleramos porque, na mesma medida que nos valemos de um conjunto de crenças, valores, características morais e culturais que consideramos completos e verossímeis, da mesma forma essas crenças e valores são proclamadas na visão de mundo do outro. Nesse sentido, diversidade, tolerância e inclusão se complementam e a todo momento se ressignificam.

Esses valores nos permitem continuamente reconstruir relações, reinventar a condição humana em que servidores, colaboradores e estudantes buscam continuamente a aprender e viver a diversidade sem perder de vista as singularidades e identidades; a aprender a promover inclusão sem a compressão cega da lei ou da conformidade banal; enfim, a sermos atentos e reflexivos ao que é diverso, sem cairmos num relativismo vulgar e sem seriedade. O IFPR postula essas bandeiras, que são ao mesmo tempo, nossos próprios desafios!

Cada um de nós tem diferentes gostos, facilidades e dificuldades. Através dos projetos os alunos podem escolher áreas que têm mais afinidade. Alguns podem ser atletas, outros programar robôs, lançar foguetes, ou fazer teatro.

Todo mundo cabe lá!




Fonte: Adelino Guimarães com informações do Departamento Municipal de Educação
Fotos: Adelino Guimarães

Mais Fotos!!!

Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição



Compartilhar

Postado por: Adelino

Cidade

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets