Hoje em dia ainda ouvimos a frase “Psicólogo é coisa de louco!”, porém, em menor quantidade que antigamente. Com isso, o objetivo deste texto, escrito pelas psicólogas Jéssica e Marina é de explicar um pouco sobre o trabalho do psicólogo no âmbito clínico e desmistificar esta frase.
O psicólogo é o profissional que tem formação e capacidade para te ajudar a lidar com situações em que você não está conseguindo sozinho. Desta forma, pode-se citar agumas situações, como: dificuldade de se relacionar, perdas ou traumas, autoconhecimento, avaliações, ansiedade, depressão, dificuldade de aprendizagem, automutilação, enurese, encoprese, dificuldade em dividir, fibromialgia, transtornos, entre outras situações.
A psicoterapia é o método utilizado pelos psicólogos nos atendimentos, o qual, proporciona que o profissional acolha sua demanda/queixa, lhe ouça, faça devolutivas que geralmente proporcionam reflexões nos pacientes/clientes, jamais te julgará e manterá sigilo sobre o que for falado durante as sessões, cumprindo com o artigo 9 e 10 do código de ética do profissional psicólogo.
Este método não é como uma receita de bolo, onde seguindo as instruções o alimento ficará gostoso e todos que tiverem acesso a receita irão conseguir realizar. Pois, a psicoterapia é conduzida de maneira diferente a cada cliente/paciente, temos alguns padrões para seguir como os citados acima e descritos no código de ética. Porém, cada pessoa é única e olhamos para esta singularidade, para seus pensamentos, sentimentos, potencial, para sua construção e reconstrução, para suas escolhas e como se relaciona com os outros e com o mundo.
O psicólogo serve como base de apoio ao cliente/paciente, não é como um médico que medica uma determinada doença, estes agem em conjunto para que desta forma possam solucionar as dificuldades que aflingem a sua vida. Os psicólogos, utilizam-se de técnicas quando necessário afim de identificar dificuldades e posteriormente estar intervindo, porém compreendendo que a evolução do processo depende do seu cliente/paciente, pois cada indivíduo tem o seu tempo.
Portanto, psicólogo não é para louco, mas sim, para qualquer pessoa que queria ajuda para lidar com suas dificuldades e assim poder enfrentar de forma sutil um problema que lhe aflinge , além de que se conhecer e sentir-se bem, sem carregar o peso de que algo não está resolvido em sua vida.
Psicólogas:
Jessica Cristina Turra – 08/29153
Dois Vizinhos
Contato: jessica.c_turra@hotmail.com
Marina Battocchio – CRP 08/28920
Coronel Vivida
Contato: marinabattocchio@hotmail.com
Postado por: Fabiane
Lista de Categorias
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...