O Paraná entrou em estado de alerta por epidemia de dengue, conforme boletim semanal da dengue divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O estado atingiu a marca de 104,73 casos por 100 mil habitantes. Na semana anterior, a incidência era de 86,49, segundo o boletim.
O Ministério da Saúde considera o estado de alerta de epidemia de dengue a partir de 100 casos por 100 mil habitantes. De acordo com o boletim, o Paraná chegou a 17 mortes confirmadas pela doença desde agosto de 2018. Nesta semana, houve a confirmação da morte de um homem, de 49 anos, morador de Cafelândia, no oeste do estado.
O boletim semanal registra 12.055 casos confirmados de dengue no Paraná. Na semana anterior, foram 9.976 casos. Do total de municípios, 60 estão em situação de epidemia e 44 estão em estado de alerta.
“Precisamos acabar com os focos que, na maioria das vezes, estão nos quintais e terrenos baldios. Só assim vamos reduzir o registro de casos e óbitos por dengue”, explica a médica veterinária Ivana Belmonte, da Divisão de Vigilância Ambiental da Sesa.
Municípios com mortes confirmadas:
Londrina: 6,
Cascavel: 3
Loanda: 3
Maringá: 2
Foz do Iguaçu: 1
Cafelândia: 1
Ibiporã: 1
Sintomas
A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Os sintomas são febre alta acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas e vômitos. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...