O Paraná chegou a 90 mortes por gripe em decorrência do vírus Influenza em 2019, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (31). Em relação ao boletim anterior, são três mortes a mais.
As ocorrências foram em Guarapuava, na região central, Londrina, no norte, e em Capitão Leônidas Marques, no oeste do estado. As três vítimas são homens, com idades entre 48 e 72 anos. Conforme a Sesa, as mortes por Influenza atingem principalmente os idosos, que representam 55%. Pessoas entre 50 a 59 anos correspondem a 18,9% dos casos.
O boletim aponta que 92,2% dos óbitos são de pessoas que apresentaram fatores de risco, como fragilidades decorrentes da terceira idade, doenças cardiovasculares crônicas e doenças que afetam os pulmões.
Em uma semana, os casos confirmados da doença subiram de 448 para 488. O vírus que registra maior circulação é o H1N1, presente em 421 casos de Influenza, ou seja, 86,3%, indica a Sesa.
A região que apresenta mais casos é a Metropolitana de Curitiba, com 193 confirmações, seguida da região de Foz do Iguaçu, com 55, e a região de Ponta Grossa, com 38 confirmações.
Transmissão e prevenção
Segundo a secretaria, a transmissão do vírus Influenza, causador da gripe, ocorre durante todo o ano, mas no inverno existe a tendência do aumento em função das pessoas permanecerem por mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação.
O clima seco predominante no período e as baixas temperaturas também propiciam maior sobrevida ao vírus, informa a Sesa.
Ainda conforme a secretaria, as medidas preventivas contra a gripe são a higienização frequente das mãos, cobrir nariz e boca com espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e deixar os ambientes ventilados.
SAÚDE MUNICIPAL DE CORONEL VIVIDA DIVULGA NOTA ONDE INFORMA QUE AS CAUSAS QUE LEVARAM A MORTE DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO CRISTIANO DA SILVEIRA ESTÃO SENDO ANALISADAS PELO LACEN, EM CURITIBA.
NOTA do Departamento Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância Epidemiológica sobre o caso SUSPEITO de gripe e da Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo vírus Influenza A H1N1.
O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem por meio deste esclarecer que o óbito do Funcionário Público Cristiano da Silveira, ocorrido em 30/07/2019, no Hospital São Lucas em Pato Branco, e, que está sendo amplamente divulgado pela mídia como sendo por H1N1. Ressaltamos, porém que há a suspeita clínica da Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo vírus Influenza A H1N1, contudo para que a notificação seja confirmada ou descartada para definir o caso, torna-se necessário o resultado da coleta de exame enviada ao Laboratório Central do Estado (LACEN).
EDIANE DOS SANTOS – ENFERMEIRA DE EPIDEMIOLOGIA
SIMONE FERNANDES – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CORONEL VIVIDA
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...