AGRICULTURA DE CORONEL VIVIDA
Representando a atividade agropecuária do município vem ao desfile o Departamento de Agropecuária do Município de Coronel Vivida e entidades fomentadoras da atividade agropecuária: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida, Sindicato Rural de Coronel Vivida, SENAR, CEAVI, Casa Familiar Rural, Feira de agricultores, Coopervivida e Cooperlate-vida e produtores assistidos no município.
Coronel Vivida possui grande potencial agrícola e pecuário, com grande produção em diversas atividades, com maior valor bruto de produção na área da soja, leite e avicultura.
O departamento de agropecuária atua em diversas atividades, como a unidade de cadastramento e emissão de notas fiscais e unidade municipal de cadastramento do INCRA, Atua em diversos programas e demandas solicitadas pelos agricultores
- na Bovinocultura de Leite, o Programa Leite sudoeste,
- Programa Qualifica Rural: implantado em parceria com o Sindicato Rural de Coronel Vivida e SENAR, já capacitou mais de 200 famílias,
-Programa Pró-Peixe com licenciamento ambiental e escavação do tanque para criação de peixes, foram realizados mais de 75 tanques.
-Programa Pró-Frango realiza incentivo à avicultura no Município
-Programa Porteira Adentro: com o intuito de fomentar a agricultura familiar e auxiliar na execução de obras de infraestrutura em propriedades rurais.
Programas rede de abastecimento de água rurais, nos últimos anos já foram realizados 4 projetos de rede atendendo mais de 200 famílias, em 2019 o município está executando um das maiores obras de abastecimento, 31 km de rede,
Nos anos de 2017 a 2019 foram entregues mais de 65 maquinários e implementos agrícolas num montante de mais de 2 milhões de reais.
O Serviço de Inspeção Municipal fornece o selo do SIM para agroindústrias municipais, atualmente assistindo 05 empresas e em 2018 adquiriu selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) – credenciando a empresa Embutidos São Cristóvão.
Casa Familiar Rural (CFR): Curso técnico em alimentos, com escola base Colégio Estadual Arnaldo Busato, sendo auxiliada através de chamamento público pelo município de Coronel Vivida, a CFR atende atualmente 36 alunos em regime de alternância e internato. Contribuindo para a formação do jovem, atuando na sua propriedade e na sua permanência no campo.
Feira Das Mulheres Agricultoras. Há seis anos na praça central, comercializando produtos de qualidade, direto da roça para sua mesa, apoiado pela Cresol, Sindicato dos trabalhadores rurais, Prefeitura municipal, mais de 20 famílias, que direta ou indiretamente tem a oportunidade de comercializar seus produtos.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Vivida: Fundado em setembro de 1971, com o objetivo de representar e defender os trabalhadores que vivem no campo. Atualmente é referência na assistência de serviços previdenciários, trabalhistas e documentação de terra. Está executando o Projeto de Proteções de Minas Naturais de Água. É um grande incentivador da Feira Livre da Agricultura Familiar, promovendo debates sobre produção e comercialização de alimentos saudáveis. Desde 2016, lidera a organização e mobilização dos trabalhadores na defesa de uma Previdência Pública.
Sindicato Rural de Coronel Vivida: tendo como principal objetivo a defesa dos direitos, reivindicações e interesses do produtor rural, independentemente do tamanho da sua propriedade ou do ramo da atividade.
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR): entidade vinculada a FAEP e a CNA que tem como objetivo organizar, administrar, e executar em todo território nacional a formação profissional rural e a promoção social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.
Cooperativa dos Produtores Rurais de Coronel Vivida (COOPERVIVIDA): fundada em 2016, localizada junto ao Sindicato Rural de Coronel Vivida, com o objetivo de atender a demanda de produtos para a alimentação escolar PNAE.
Central de Associações de Produtores Rurais de Coronel Vivida (CEAVI): Fundada com o intuito de fortalecer as associações formadas por agricultores, buscando unir forças junto a autoridades governamentais do município e estado.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...