25º Congresso Paranaense de Radiodifusão começou nesta quarta-feira e vai até sexta em Curitiba
Discutir a força do rádio e da TV nas múltiplas plataformas. Este é o objetivo do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que começou nesta quarta-feira, em Curitiba. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Alexandre Barros,ressaltou a importância de se discutir novas propostas para o rádio diante das novas tecnologias.
“Temos observado que o rádio ao longo dos anos vem se adaptando às mudanças tecnológicas com muita facilidade, talvez porque ocupe apenas um dos nossos sentidos o que permite que você absorva o que tem de novo no seu entorno e continue consumindo rádio. Isso é o que vamos estudar neste Congresso: como vamos fazer para tornar realidade o rádio para que ocupe as plataformas disponíveis de uma forma inteligente”, afirmou Barros.
Já o vice-presidente da Aerp, Michel Micheleto, lembrou que o evento é um espaço também para fortalecer as relações entre os radiodifusores.
“A principal importância é reunir radiodifusores e mostrar a nossa força em primeiro lugar. Aprendi ao longo da minha vida que não adianta você só brigar como empresário sozinho. Quando você se une, aquilo que queria no individual no coletivo ganha muita força”, disse Micheleto.
O tema deste ano é “A Força da TV e do Rádio multiplataformas. Segundo o presidente do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Sert), Cézar Telles, pensar nestas interações com os meios digitais é cada vez mais necessário.
“Não tem como andar separado das mídias multiplataformas e quando discutimos isso num congresso como esse avançamos, sem dúvida”, completou Telles.
Várias autoridades estavam presentes, entre eles o governador do Paraná Ratinho Junior, que destacou a importância da Aerp. Ratinho ainda lembrou a influência do rádio na vida da população e na própria trajetória, já que trabalhou por anos neste meio.
“A Aerp é uma associação responsável por coordenador a comunicação no Paraná, sempre muito forte no Brasil e sempre defendendo um setor com geração de emprego. Cresci no meio rádio e lembro que desde os 5 anos meu pai me levava para este ambiente. Me sinto muito feliz”, disse o governador.
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, ressaltou a importância da discussão sobre multiplataformas acontecer na capital, já que a cidade tem este viés da inovação.
“Curitiba foi eleita a capital mais inovadora do Brasil e nada melhor discutir este congresso na cidade. Além disso, o rádio só tem melhorado com a digitalização e modernização.
Ao menos 800 pessoas, entre radiodifusores, empresários e autoridades, devem passar pelos três dias de evento que vai contar com palestras, workshops e a Feira Nacional de Equipamentos.
Experiência e vivência
Outro momento emocionante e importante para o meio Rádio foi a solenidade de entrega da comenda aos Guardiões da Aerp, que condecorou os seguintes conselheiros: Augustinho Seleski, João Lydio Bettega, Paulo Pimentel, Mário Petrelli, Valdir Pagnoncelli, Ilídio Coelho Sobrinho, Elias Augustinho, Luiz Carlos Martins, Carlos Massa “Ratinho”, Maria Luiza Cruz de Oliveira, Benedito Sydinor Pessoa, Edison Silva Lino, João Garcia, José Linhares, Alvaro Dias, Ricardo Spinosa, João Baptista Faria e Roberto Lang.
Durante o decorrer deste ano, o presidente da Aerp, Alexandre Barros, junto com sua diretoria entendeu que deveria desfrutar da experiência e vivência de profissionais de renome ligados ao mercado do rádio e da TV do Paraná.
Assim foi criado o Conselho Permanente Guardiões da Aerp. Ele tem caráter consultivo e será convocado em momentos decisórios, sempre que a gestão necessitar de aconselhamento.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...