Início às 04h50min de 23 de setembro de 2019 e término à 01h19min de 22 de dezembro de 2019
Chuva - Na primavera é observado um aumento natural no volume das chuvas em todo Estado do Paraná conforme a climatologia. As precipitações são decorrentes do deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e de eventos de curta duração que se desenvolvem no Estado devido à associação das temperaturas altas com a maior quantidade de umidade no ar. Também é comum ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado. Ocorrências de eventos severos como rajadas de ventos fortes, granizos e grande quantidade de raios fazem parte da climatologia da primavera no Paraná. A previsibilidade dos eventos severos é da ordem de horas.
Temperaturas - As temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperatura mínima e temperatura máxima da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.
Como será a primavera de 2019
O prognóstico climático para o trimestre outubro-novembro-dezembro de 2019 para o Estado do Paraná é:A tendência das temperaturas é de que os valores fiquem próximos a acima da média histórica. O início da estação apresenta maior amplitude térmica - diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários, a qual diminui progressivamente à medida que o verão se aproxima. Grandes variações na temperatura ocorrerão em períodos curtos de horas a poucos dias devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas. Contudo, a previsão desses eventos está inserida no prognóstico de tempo. O regime das chuvas no Estado do Paraná ao longo da primavera irá acompanhar o comportamento médio histórico, conforme tabela acima, exceto no mês de outubro, que deverá registrar chuva abaixo da climatologia. A ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes, faz parte da climatologia da estação. Contudo, a previsibilidade desses fenômenos é de horas a alguns dias.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...