O Paraná registrou mais de 2 mil novos casos de dengue em três semanas, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta terça-feira (7). Desde julho de 2019, 5.343 casos da doença foram confirmados no estado.
No último boletim, publicado em dezembro de 2019, o número de casos no estado era de 3.242. O levantamento leva em consideração o chamado ano epidemiológico, que começou em julho daquele ano. A secretaria investiga 6 mil casos da doença em todo o estado. Desde o começo do levantamento, duas mortes foram confirmadas por dengue no Paraná.
De acordo com a Sesa, 160 municípios do estado possuem pelo menos um caso de dengue diagnosticado. Santa Isabel do Ivaí, Inajá e Nova Cantu são as cidades que possuem o maior número de casos.
Segundo o boletim, 15 municípios estão em situação de epidemia - quatro a mais do que em comparação com o levantamento passado. A maior parte das cidades se concentra nas regiões norte e noroeste. Veja na lista abaixo.
Quinta do Sol, no centro-oeste;
Nova Cantu, no centro-oeste; Floraí, no norte;
Santa Isabel do Ivaí,
no noroeste; Ângulo, no norte;
Inajá, no noroeste;
Uniflor, no norte;
Juranda, no centro-oeste;
Doutor Camargo, no norte;
Diamante do Norte, no noroeste;
Paranacity, no noroeste;
Guairaçá, no noroeste;
Colorado, no norte;
Florestópolis, no norte;
Peabiru, centro-oeste.
Outras regiões
Quatro Regionais de Saúde (RS) ainda não registraram nenhum caso da dengue. São elas: Irati e Guarapuava, na região central; Telêmaco Borba, nos Campos Gerais; e União da Vitória, na região sul.
A RS de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, tem cinco diagnósticos de dengue, sendo quatro em Ponta Grossa e um em Piraí do Sul. Dos registros, um é autóctone - o que significa que o paciente contraiu a doença na cidade.
Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades do oeste do estado, possuem 11 e 107 casos confirmados, respectivamente. Curitiba tem seis diagnósticos de dengue, conforme o boletim.
Conforme o boletim da Sesa, o Paraná registrou desde o início do ano epidemiológico três casos de zika vírus. Todos os diagnósticos foram feitos em Foz do Iguaçu.
A secretaria também confirmou cinco casos de chikungunya, que foram registrados em Toledo, Foz do Iguaçu, Maringá, Araucária e Curitiba.
Postado por: Adelino
Lista de Categorias
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...