46 3232.1191

 

Dezesseis cidades de Santa Catarina, que ficam no Litoral Norte, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, são monitoradas com risco de deslizamento na manhã desta sexta-feira (7), conforme boletim da Defesa Civil atualizado às 8h.

Garuva, Ilhota, São Francisco do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú e Canelinha estão em situação é de alerta por causa da quantidade de água acumulada. Outras dez cidades exigem atenção e observação.

Durante a madrugada, houve registros de queda de árvores e pontos de alagamento e o início da manhã foi marcado por ações de limpeza nos locais atingidos pelas cheias.

A chuva deve persistir no decorrer do dia nessas regiões, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina.

Até as 9h, as prefeituras de Ilhota, Garuva e Guaramirim decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pela chuva dos últimos dias. Ninguém ficou ferido.

Na quinta-feira (6), pelo menos dez municípios tiveram ocorrências atendidas pela Defesa Civil por conta da chuva. Uma enxurrada surpreendeu os visitantes de um parque localizado em Penha.

Garuva

Garuva tem registrado desde o dia 4 alagamentos pontuais. Pelo menos dois imóveis foram interditados preventivamente, conforme a Defesa Civil municipal.

O salão de festas de uma igreja foi atingido por um deslizamento de terra no bairro Três Barras. No Centro, uma tubulação do sistema de drenagem se rompeu e a enxurrada inundou um comércio.

Há uma abrigo à disposição dos moradores, mas até as 7h não havia desalojados ou desabrigados, conforme a Defesa Civil do município.

Penha

O Ginásio Municipal de Esportes Sebastião João de Souza, localizado no Centro de Penha, foi disponibilizado como abrigo. Até as 8h, não havia informações de pessoas desalojadas ou desabrigadas no município.

Algumas localidades, como o “Morro do Bugre”, em Santa Lídia, estão ilhadas. Não há ainda um número preciso de famílias desalojadas, pois muitas delas encontraram abrigo em casas de amigos e parentes, informou a prefeitura. As famílias que precisarem de abrigo podem recorrer ao Ginásio Municipal de Esportes Sebastião João de Souza, no Centro. 

Um gabinete de crise para atender as pessoas atingidas pela chuva foi instalado no município. Além da Defesa Civil e o Grupo de Resgate e Salvamento de Penha (GRASC), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros integram o grupo.

Joinville

Há registro de alagamento no Centro e em bairros das regiões Sul e Norte de Joinville na manhã desta sexta-feira.

As ruas em torno do Terminal Central de Joinville estão alagadas. De acordo com a Prefeitura de Joinville, os ônibus vão operar com locais de embarques e desembarques alternativos, em ruas próximas ao terminal, conforme previsto no Plano de Contingência para dias de chuva.

Por volta das 2h desta sexta-feira, a maré atingiu um pico de 1,9 metro, de acordo com a Prefeitura. Em nota, a administração municipal informou ainda que o volume de chuva nas últimas 8 horas foi de 61 milímetros, correspondente a aproximadamente dez dias de chuvas.

Também há risco de deslizamento. Foram registradas três quedas de muro, duas delas no bairro Floresta. No bairro Paranaguamirim, parte da cobertura de um imóvel vazio cedeu. Ninguém ficou ferido. Até as 7h20, não havia registo de desabrigados ou desalojados.




Fonte: G1 SANTA CATARINA
Fotos: G1 SANTA CATARINA

Mais Fotos!!!

Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição



Compartilhar

Postado por: Adelino

Destaques

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets