46 3232.1191

 

Os casos de coronavírus em Santa Catarina subiram de 28 para 40 em menos de oito horas, informou o governo do estado na noite desta sexta-feira (20). Há oito pacientes internados, sendo alguns diagnosticados com a doença e outros com suspeita de Covid-19. Entre os hospitalizados estão quatro idosos e pessoas mais jovens, incluindo uma criança de cinco anos cujo resultado do teste ainda não foi concluído. Outros 361 casos ainda são investigados em todas as regiões catarinenses.

Os dados atualizados foram divulgados durante coletiva com o governador Carlos Moisés (PSL), e os secretários da Saúde, Helton Zeferino, da Fazenda, Paulo Eli, e de Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino.

Santa Catarina está no estágio de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do contágio, e decretou situação de emergência na terça (17). Entre as restrições estão o fechamento de comércios não essenciais, e a proibição de transporte coletivo e de permanência de pessoas em locais públicos como parques, praças e praias. A recomendação é que a população fique em casa.

Apesar de a transmissão comunitária ter sido identificada no Sul catarinense, Zeferino disse que isso já pode estar ocorrendo em qualquer região do estado, com pessoas assintomáticas.

“Se nós continuarmos nessa mesma métrica [de crescimento de casos], lá pelo final de semana, no domingo, na segunda-feira, talvez a gente venha a ter mais de 100 casos confirmados. E aí a gente precisa mobilizar estrutura. A média é que 10% vão precisar de um tratamento mais intensivo, respiradores, enfim, para sair do quadro de comprometimento pulmonar”, declarou Moisés.

Segundo o governador, o estado tem atualmente, entre hospitais estaduais e filantrópicos, 48 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aptos a receber pacientes, e 104 novos leitos podem ser disponibilizados em até 20 dias. A meta do estado é garantir 278 leitos durante o período de enfrentamento da doença.

As 14 cidades com casos diagnosticados são:

Florianópolis: 10

Tubarão: 6

Balneário Camboriú: 4

Braço do Norte: 4

Criciúma: 3

Joinville: 3

Imbituba: 2

Rancho Queimado: 2

Chapecó: 1

Jaraguá do Sul: 1

Itajaí: 1

Navegantes: 1

Pomerode: 1

São José: 1

Testes, amostras e tendas em hospitais

Os testes coletados por parte do serviço público de saúde são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na capital. Laboratórios privados também fazem as análises, mas têm a obrigação de notificar o Lacen para que a Secretaria de Saúde possa contabilizar os registros.

Sobre a realização dos testes, Zeferino disse que o Ministério da Saúde entende que a população que é preciso ter como alvo agora é aquela que faz o atendimento hospitalar.

“Vamos passar a coletar amostras específicas para coronavírus nos hospitais e vamos manter a coleta, a exemplo do que já fazíamos, em todas as regiões do estado por amostragem. Temos algumas unidades que são chamadas de unidades sentinelas, para efeito da Influenza, e vamos passar a fazer também coleta nessas unidades sentinelas para verificar a existência e circulação de coronavírus", explicou.

Sobre as estruturas com tendas do Exército Brasileiro que passaram a ser montadas em alguns hospitais em Florianópolis e demais cidades para atender casos suspeitos de Covid-19, Zeferino disse que a iniciativa foi tomada pelos diretores das unidades como forma de não acentuar o contágio.

"Temos alguns da rede federal, como o Hospital Universitário, e em alguns hospitais do próprio estado estamos adotando medidas nesse sentido. Estão sendo dimensionadas áreas fora do ambiente de emergência para que possa ser feita a triagem. Obviamente é uma medida de cautela para que nós não tenhamos exposição maior do que o necessário desses pacientes com aquele público que já faz parte do atendimento rotineiro das emergências", afirmou o secretário.

Fiscalização do decreto

Desde a publicação do decreto, foram feitas 5.102 intervenções pela polícia em Santa Catarina durante fiscalização do cumprimento das novas regras, gerando 517 ocorrências e 479 notificações. No total, foram 38 interdições e assinados 68 termos circunstanciados. Na média, 7,8% viram intervenções nos estabelecimentos.




Fonte: G1 - SC
Fotos: G1 SC



Compartilhar

Postado por: Adelino

Nacional

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets