07/04
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) concluiu a distribuição do lote de 25 mil comprimidos de cloroquina recebido do Ministério da Saúde. Conforme o coordenador de Política da Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Eduardo Schneiders, 27 instituições hospitalares já estão com os comprimidos. A cloroquina ainda não tem eficácia comprovada cientificamente contra a covid-19, mas estudos estão sendo realizados em diversos lugares do mundo a respeito.
O lote é suficiente para 1.250 tratamentos – alguns pacientes podem necessitar de uma dose menor do que outros. São 18 comprimidos por paciente. O tratamento é de cinco dias, sendo 900 mg no primeiro e 450 mg em cada um dos quatro seguintes. Os 27 hospitais que receberam a cloroquina ficarão responsáveis por distribuir os comprimidos às demais instituições de saúde que necessitarem no Estado.
– A seleção dos hospitais ocorreu pela distribuição geográfica e pela disseminação da doença no Estado – esclarece Schneiders.
A SES preferiu não divulgar os nomes dos hospitais para evitar busca direta pelo medicamento.
A SES elaborou um sistema informatizado para controlar estoque e consumo da cloroquina nos hospitais. Se necessário, poderá haver remanejo de uma instituição para outra. O Estado pediu ao Ministério da Saúde que se manifeste sobre quando ocorrerá o envio de um novo lote do medicamento.
– A automedicação é totalmente contraindicada. Precisamos ter estudos que comprovem a eficácia da cloroquina. Esse medicamento não pode ser utilizado por qualquer um. Mesmo nos pacientes graves, o caso precisa ser avaliado pelo médico – pondera o coordenador de Política da Assistência Farmacêutica da SES.
Postado por: Vanderlei
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...