Neste domingo, 21 de fevereiro, o Samu 192 Sudoeste completará três anos de atendimentos no Sudoeste. Serão 1.095 dias ininterruptos, em que as equipes ficaram de plantão 24 horas por dia e sete dias por semana. O Samu 192 age atendendo em todo o território sudoestino, independentemente do local onde a vítima resida. Uma vez ocorrendo uma emergência e o Samu 192 for acionado dentro do território dos 42 municípios, irá prestar atendimento.
As bases do Samu são organizadas de forma estratégica, mas para servir a todo o Sudoeste.
Mesmo estando com base em dez, dos 42 municípios, os relatórios permitem confirmar que as ambulâncias do Samu 192 - Bravo para a USB (Unidade de Saúde Básica) e Alfa, para USA (Unidade de Saúde Avançada) - vem percorrendo todos os municípios do Sudoeste. Apesar de as ambulâncias do Samu já terem circulado e atendido em todos os municípios, naqueles em que há Base do Samu, a população tem mais o hábito de acionar, em caso de emergência.
Percebe-se, assim, que a quantidade de atendimentos reflete também a conscientização da população em relação a chamar e usar o Samu 192, diante de uma emergência, ou seja, o número de atendimentos é mais reflexo do hábito de contar com o serviço, do que propriamente da permanência ou não de base próxima. Neste ponto, as campanhas de utilidades públicas elaboradas pelo Samu que contou com a parceria dos meios de comunicação fez toda a diferença. Ou seja, o morador lê na internet, na revista e no jornal, vê o apresentador ou escuta no rádio como acionar o Samu pelo 192, e automaticamente liga em caso de emergência.
Por isto, existem inúmeros casos em que os atendimentos foram realizados fora do município, ou seja, a vítima reside, por exemplo, em Bom Jesus do Sul, mas estava em viagem por Barracão, precisou de atendimento e foi acionado o Samu 192, que prestou os atendimentos.
Por essas e outras, que os municípios devem ter o Samu 192 como se tem a um seguro. Um seguro de automóvel, por exemplo, se faz com a intenção de não usar. Contudo, diante de um sinistro ou situação inesperada, pode-se contar para solucionar problemas. No caso do atendimento prestado pelo Samu 192, este problema pode ser caso de vida ou morte.
Natureza dos chamados
É bom lembrar que este texto privilegia unicamente os atendimentos e transferências. Ou seja, nas estatísticas do Samu há diversas naturezas de chamados recebidos. Por exemplo, ao longo de 2015, foram classificados como trote e engano a soma de cerca de 15.ooo ligações.
Transportes e transferências, representam quase 2.00o ocorrências; regulação, informação e orientação somam 7.181 casos. Há ainda o número de 1.084 desistências. Observe a seguir as chamadas recebidas, mês a mês.
Mês Total de Ligações
Janeiro 5193
Fevereiro 4779
Março 5094
Abril 4748
Maio 4928
Junho 4820
Julho 5516
Agosto 5989
Setembro 5637
Outubro 5765
Novembro 5429
Dezembro 5674
Total Ano 63.572
Atendimentos e Transferências do 2º semestre de 2015
Fechados os dados do segundo semestre do ano de 2015, têm-se que juntas, as dez bases descentralizadas realizaram de julho a dezembro o total de 10.875 atendimentos e transferências. Confira a totalizarão, por bases.
Base SAMU 192 Total Atendimentos e Transferências
Base Descentralizada de Chopinzinho760
Base Descentralizada de Coronel Vivida554
Base Descentralizada de Clevelândia437
Base Descentralizada de Dois Vizinhos768
Base Descentralizada de Francisco Beltrão2.345
Base Descentralizada de Mangueirinha413
Base Descentralizada de Palmas1.144
Base Descentralizada de Pato Branco3.074
Base Descentralizada de Realeza847
Base Desc. de Santo Antônio do Sudoeste533
Total de atendimentos e transferências 10.875
ATENDIMENTOS E TRANSFERÊNCIAS POR BASES
670 ocorrências em Chopinzinho e municípios da Região
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Chopinzinho realizou ao todo entre atendimentos e transferências 670 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Capanema, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, Realeza, Santa Izabel D’Oeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina e Verê.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Chopinzinho, município em que está localizada a base, é de 19.992 habitantes. Pelo fato de a base dispor de ambulância Alfa, a Unidade de Suporte Avançado (USA), há o número de transferências, somado ao número de destinos dos pacientes atendidos de maneira pré-hospitalar.
544 ocorrências em Coronel Vivida e municípios da região
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Coronel Vivida realizou ao todo entre atendimentos e transferências 554 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Chopinzinho, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Pato Branco, Realeza, São João e Sulina.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Chopinzinho, município em que está localizada a base, é de 21.846 habitantes.
437 ocorrências em Clevelândia e municípios da região
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Clevelândia realizou ao todo entre atendimentos e transferências 437 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Clevelândia, Mangueirinha, Mariópolis e Palmas.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Clevelândia em que está localizada a base, é de 17.373 habitantes.
768 ocorrências em Dois Vizinhos e municípios da região
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Dois Vizinhos realizou ao todo entre atendimentos e transferências 768 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Renascença, Salto do Lontra, São João, São Jorge do Oeste e Verê.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Dois Vizinhos em que está localizada a base, é de 39.138 habitantes.
2.345 ocorrências em Francisco Beltrão e municípios da região
A Base de Francisco Beltrão dispõe de duas ambulâncias básicas (Bravo 5 e 6) e uma avançada (Alfa 2) que podem se deslocar para qualquer município do Sudoeste para socorrer pessoas em estado de emergência. No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Francisco Beltrão realizou ao todo entre atendimentos e transferências 2.345 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Chopinzinho, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Itapejara D’Oeste, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Palmas, Pato Branco, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel D’Oeste, São João, São Jorge do Oeste, Verê e Vitorino.
Pelo fato de a base dispor de ambulância Alfa, a Unidade de Suporte Avançado (USA), há o número de transferências, somado ao número de destinos dos pacientes atendidos de maneira pré-hospitalar.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Francisco Beltrão em que está localizada a base, é de 86.499 habitantes.
413 ocorrências em Mangueirinha e municípios da região
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Mangueirinha realizou ao todo entre atendimentos e transferências 413 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Chopinzinho, Dois Vizinhos e Mangueirinha, na cidade e no interior.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Mangueirinha em que está localizada a base, é de 17.334 habitantes.
1.144 ocorrências em Palmas e municípios da região
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Palmas realizou ao todo entre atendimentos e transferências 1.144 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Palmas e Pato Branco.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Palmas em que está localizada a base, é de 47.674 habitantes.
3.074 ocorrências em Pato Branco e municípios da região
A Base do Samu 192 de Pato Branco é aloucada junto a Central de Regulação do Samu 192 Sudoeste do Paraná, que recebe as ligações de todo o território sudoestino. Apesar de ocuparem o mesmo espaço físico, são duas estruturas distintas: a Base Descentralizada de Pato Branco funciona da mesma maneira que as demais bases Descentralizadas, dispostas nos outros nove municípios.
Pelo fato de a base dispor de ambulância Alfa, a Unidade de Suporte Avançado (USA), há o número de transferências, somado ao número de destinos dos pacientes atendidos de maneira pré-hospitalar.
Pato Branco dispõe de duas ambulâncias básicas (Bravo 1 e 2) e uma avançada (Alfa 1) que podem se deslocar para qualquer município do Sudoeste para socorrer pessoas em estado de emergência. No primeiro semestre de 2015, a Base realizou ao todo 2.462 atendimentos, o que dá uma média de 13,5 por dia. Já no segundo semestre, a Base Descentralizada de Pato Branco realizou ao todo entre atendimentos e transferências 3.074 ocorrências.
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Pato Branco realizou ao todo entre atendimentos e transferências 3.074 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Bom Sucesso do Sul, Bom Jesus do Sul, Capanema, Chopinzinho, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Renascença, Santa Izabel do Oeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Pato Branco em que está localizada a base, é de 79.011 habitantes.
Os atendimentos e transferências foram distribuídos mensalmente da seguinte maneira:
847 ocorrências em Realeza e municípios próximos
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Realeza realizou ao todo entre atendimentos e transferências 847 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra, Francisco Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Realeza, município em que está localizada a base, é de 17.023 habitantes.
Pelo fato de a base dispor de ambulância Alfa, a Unidade de Suporte Avançado (USA), há o número de transferências, somado ao número de destinos dos pacientes atendidos de maneira pré-hospitalar.
533 ocorrências em Santo Antonio do Sudoeste e municípios próximos
No segundo semestre de 2015, a Base Descentralizada de Santo Antônio do Sudoeste realizou ao todo entre atendimentos e transferências 533 ocorrências.
Pela localização e área de abrangência, os atendimentos se concentraram principalmente no território e/ou a moradores dos municípios de: Barracão, Bom Jesus do Sul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Santa Izabel do Oeste e Santo Antonio do Sudoeste.
De acordo com estimativa do IBGE para 2016, a população de Santo Antônio do Sudoeste em que está localizada a base, é de 19.958 habitantes.