LABORATÓRIO CREDENCIADO PELO DETRAN, MAIS PRÓXIMO DE CORONEL VIVIDA, FICA EM CASCAVEL.
Os motoristas que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados, a fazer exame toxicológico, usado para verificar o consumo de drogas.
A medida passou a valer desde o dia 02 de março de 2016. Os motoristas que iniciaram o processo para tirar ou renovar a CNH, antes dessa data, não precisam realizar o exame, apenas aqueles que vão iniciar ou iniciaram o processo após o dia 02 de março estão obrigados a realizar o exame.
O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, identifica se até 90 dias antes da coleta, o motorista usou drogas como maconha, cocaína, crack, anfetamina (rebite) e metanfitamina. Para o teste, serão coletados material biológico que poderá ser cabelos, pelos ou unhas.
De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), caso o laudo, constate o uso de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporário. E deverá repetir o exame após 3 meses. Os motoristas que não se submeterem ao exame serão considerados inabilitados enquanto não apresentarem o laudo negativo do exame toxicológico.
O exame custa em média R$ 350 reais e o resultado é enviado pelos Correios aos motoristas após 30 dias. No Paraná, apenas seis laboratórios estão credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito a realizar o exame. O laboratório mais próximo de Coronel Vivida, fica localizado em Cascavel, de acordo com o Dr. Valdir Bigolin.
“Nós já recebemos a legislação do DETRAN e todos os motoristas que desejam tirar ou renovar a habilitação, nas categorias, C, D ou E, serão obrigados a realizar o exame toxicológico. Por enquanto, o laboratório mais próximo de Coronel Vivida, fica em Cascavel e o motorista vai ter que se deslocar até lá”, disse Dr. Valdir.
Ainda de acordo com o Dr. Valdir, para realizar os exames de aptidão física e mental é necessário apresentar o resultado do exame toxicológico.
“Sem o resultado do exame toxicológico não é possível dar seguimento ao processo de habilitação na clínica do DETRAN. Não adianta querer que o processo seja aprovado antes do exame toxicológico, pois é necessário registrar no sistema o número do protocolo desse exame.
Postado por: Fabiane
Cidade
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...