46 3232.1191

 

O tornado que atingiu o interior de Porto União, deixou um rastro de destruição nas localidades de Legru, Stenghel, Nova Galícia e Santa Maria, e um óbito.

Segundo os moradores do interior de Porto União, não choveu na hora do tornado, só deu para ouvir um barulho muito forte e do nada tinha árvores no chão, casas destelhadas e até um caminhão tombado e um homem morreu, pois a residência desmoronou.

A central do Corpo de Bombeiros de Porto União como da Polícia Militar, foram informadas às 20h, deste domingo, 15 de maio, que no interior do município, várias árvores como residências foram atingidas por um tornado que teve uma duração de menos de dois minutos, mas o suficiente para deixar várias vias interditadas com árvores e pedaços de telhados. As equipes do Corpo de Bombeiros tentaram chegar ao ponto mais critico pelo KM 13, mas foi impossível, sendo necessário dar uma volta para ter acesso, sendo que neste mesmo percurso foram cortadas várias árvores que caíram sobre a via.

O local, mas complicado foi na localidade do Stenguel, onde várias residências foram destelhadas como também destruídas e animais morreram. Neste trecho, as equipes trabalham com muito cuidado, pois várias árvores caíram sobre a rede da Celesc, e permanecem energizadas. Para se ter idéia do tornado um caminhão tombou e a poucos metros uma casa inteira foi destruída.

Defesa Civil confirma mortes após ventos fortes em Santa Catarina

Ocorrências foram registradas em Ponte Alta do Norte e Porto União.
Na cidade de Água Doce, vento chegou a 91 km/h.

 

Os ventos fortes que atingiram três cidades de Santa Catarina deixaram ao menos quatro pessoas mortas no domingo (15), de acordo com a Defesa Civil.

Em Ponte Alta do Norte, na Serra de Santa Catarina, três pessoas morreram após o desmoronamento de uma casa. Uma pessoa morreu após ser atingida pelo telhado de um barracão em Porto União, no Norte de Santa Catarina. Até o início da manhã desta segunda, a identidade das vítimas não foi divulgada.

Outras 20 pessoas de Ponte Alta do Norte foram levadas para o Hospital de Curitibanos, receberam atendimento médico e a maioria foi liberada. Conforme as informações do hospital, ainda na noite de domingo, uma mulher foi transferida para o hospital de Caçador, no Oeste, com traumatismo craniano.

Casa ficou destruída em Ponte Alta do Norte (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

91 km/h
"No domingo tivemos a formação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que provocou alguns temporais, especialmente relacionado a vento. Com a frente fria se afastando para Paraná e São Paulo não há mais previsão de temporais", afirma o meteorologista Leandro Puchalski.

No município de Água Doce, o vento chegou a 91 km/h. “Como os ventos foram registrados no início da noite, fica difícil presenciar o funil tocando o solo, que caracteriza o tornado, portanto, é cedo para afirmar que foi este o fenômeno que causou as mortes. Há outros sistemas, fenômenos meteorológicos, que podem ter trazido ventos fortes”, explica Puchalski.

Em Porto União, o vento derrubou um caminhão. “As fotos ainda não são conclusivas em relação ao que provocou o vento. No entanto, o caminhão tombado mostra que, por estimativa, o vento possa ter ficado entre 115 e 170 km/h”.

Estragos
De acordo com a Defesa Civil, seis casas foram destelhadas pelo vento e oito destruídas em Ponte Alta do Norte. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, Caxambu do Sul e Porto União também registraram estragos.

Em Caxambu do Sul, no Oeste, por volta das 17h, uma casa foi totalmente destelhada e parte das paredes caíram com a força do vento. A família precisou ser encaminhada para um abrigo, conforme a Defesa Civil.

Árvores também foram derrubadas na BR-116. Às 22h30 a Autopista Planalto Sul informou que o trânsito no local foi interrompido parcialmente e o tráfego estava no sistema “pare e siga”. Na manhã desta segunda (16), o fluxo era normal na rodovia, conforme a concessionária.




Fonte: RADIO COLMEIA - UNIÃO DA VITORIA
Fotos: RADIO COLMÉIA - UNIÃO DA VITORIA

Mais Fotos!!!

Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição



Compartilhar

Postado por: Adelino

Destaques

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets