A programação toda aconteceu na Praça Ângelo Mezzomo, a praça da prefeitura.
Durante todo o dia, várias ações marcaram a data que tem como objetivo principal lembrar a todos que o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes infelizmente é uma prática que acontece com mais frequência que muita gente possa imaginar ou acreditar.
APMI, AABB COMUNIDADE E FONTE DE TALENTO realizaram diversas apresentações através de suas oficinas de música, capoeira, karatê, dança, etc.
A psicóloga do CREAS, Ana Paula Jochem, revelou que só neste ano dezoito casos de abuso sexual já foram atendidos e quatro estão sendo acompanhados.
Conforme os profissionais que atuam nesta área, a maioria dos abusos são percebidos nas escolas, onde os professores por conhecerem o comportamento de cada aluno, percebem imediatamente mudanças de atitude na criança, que revelam que algo está errado. A escola comunica o Conselho que toma as devidas providências.
Após a denúncia ser recebida, o Conselho Tutelar passa a averiguar a situação, entra em contato com a família, seja por meio de telefone ou até mesmo através de visitas. Quando se tem alguma suspeita mais concreta, o caso é encaminhado para a Delegacia de Polícia que assume as investigações para comprovar ou não as suspeitas. Enquanto isso, a vitima é afastada do suspeito agressor e a mantida em um lugar seguro, seja junto de algum parente ou conhecido.
De acordo com os profissionais que atuam na área, embora as explorações e abusos sexuais sejam assustadores, muitas vitimas ainda têm receio de denunciar, até por sofrerem ameaças do agressor.
Para fazer denúncias foi criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República o 'DISQUE 100', que é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100 funciona todos os dias das 8h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.
As denúncias são de extrema importância, pois se as pessoas ficarem caladas o agressor continuará a ter as mesmas atitudes. Além disso, é uma forma de também colocar em risco a vida de outras pessoas que podem passar por alguma situação semelhante, praticada pela mesma pessoa.
Diferença de abuso e exploração
A exploração, no caso, significa usar a sexualidade da criança ou adolescente para obter dinheiro ou algum benefício próprio.
O Abuso sexual é usar a criança sexualmente para sentir prazer, mas não envolve troca de dinheiro ou de favores. Está relacionado a qualquer tipo de insinuação, como mostrar e passar a mão nas partes íntimas, assistir filmes pornográficos com a criança, entre outras situações.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...