46 3232.1191

O presidente em exercício da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), marcou para a próxima quinta-feira (14), às 16h, a eleição do substituto de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Casa, informou a Secretaria-Geral da Mesa Diretora. A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico.

Os deputados que irão concorrer à sucessão de Cunha terão até as 12h da próxima quarta (13) para formalizar suas candidaturas. O eleito ocupará um mandato tampão até 31 de janeiro de 2017 – quando se encerraria originalmente o mandato do deputado do PMDB – e não poderá tentar a reeleição em fevereiro.

A eleição do substituto
Qualquer deputado federal em exercício, à exceção de Eduardo Cunha, poderá participar da disputa que escolherá o novo presidente da Câmara.

Para que haja quórum para a eleição, a maioria dos deputados deve estar presente à sessão (257 dos 513 parlamentares). Para que seja eleito um presidente em primeiro turno, será preciso que o candidato obtenha a maioria absoluta dos votos, ou seja, se estiverem presentes 257 deputados, são necessários os votos de, pelo menos, 129 parlamentares.

Se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, a eleição será disputada em um segundo turno. Neste caso, bastará maioria simples dos votos para eleger o novo presidente da Câmara.

Doze nomes da base aliada do governo interino de Michel Temer já disputam a presidência da Câmara, após a renúncia de Eduardo Cunha, anunciada nesta tarde. O governo tem dito que não vai interferir na eleição, uma vez que todos os nomes pertencem a partidos que o apoiam.

Os mais cotados são Rogério Rosso (PSD-DF),

Foto: André Dusek/Estadão

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), cotado para assumir a presidência da Câmara. Foto: André Dusek/Estadão

 Fernando Giacobo (PR-PR)

Foto: Gustavo Lima / Divulgação / Divulgação

Fernando Giacobo (PR-PR), cotado para assumir a presidência da Câmara. Foto: Gustavo Lima

 e Rodrigo Maia (DEM-RJ):

O deputado Rodrigo Maia Foto: Sidney Lins/Liderança dos Democratas na Câmara

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), cotado para assumir a presidência da Câmara. Foto: Sidney Lins

 Confira todos os nomes:

PSB
Hugo Leal (RJ)
Júlio Delgado (MG)
Heráclito Fortes (PI)

PMDB
Osmar Serraglio (PR)

PSDB
Antônio Imbassahy (BA)

DEM
Rodrigo Maia (RJ)
José Carlos Aleluia (BA)

PSD
Rogério Rosso (DF)

PP
Esperidião Amin (SC)

SD
Carlos Manato (ES)

PRB
Beto Mansur (SP)

PR
Fernando Giacobo (PR)




Fonte: O Estadão
Fotos: O Estadão

Mais Fotos!!!

Exibição



Compartilhar

Postado por: radiovoz

Politica

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets