A Comunidade de Bugre Alto, interior de Chopinzinho, realizou nesta segunda-feira (25/7) grande festa para comemorar os 60 anos de fundação da comunidade, com a chegada dos primeiros colonizadores, gaúchos de origem alemã.
A festa começou às 5 horas da manhã com um gaitaço; às 6 horas foi servido um café colonial, com comidas típicas alemãs.
Durante a festa teve vendas de cucas, roscas, salames, broas, tortas, bolos, e buffet de sobremesa.
A partir das 9 horas começou um desfile mostrando a chegada dos primeiros moradores da comunidade, toda a evolução e transformação pelas quais passou Bugre Alto, até os dias de hoje.
Primeiro entraram um homem, mulher e o filho, com carroça mostrando a construção realizada com tábuas de pinheiro; após carroça mostrando a mulher fazendo waflle, e o homem melado; em seguida uma carroça puxando as crianças vestidas com roupas típicas alemãs; na sequência o time da comunidade em um caminhão antigo porque a comunidade costumava ir aos jogos de caminhão; e, por fim, amostra da chegada da modernidade e a entrada de tratores.
Também foi montando um mini museu com peças de famílias da comunidade que chegaram há muitas décadas.
E à tarde aconteceu um matine com banda universitária que foi até às 7 da noite.
A Reportagem da RÁDIO VOZ, através da repórter Grazielli Winques, conversou com seu Nelson Fetzer, um dos primeiros moradores da comunidade.
Seu Nelson tem 82 anos de idade, e chegou a Bugre Alto, vindo de Sarandi (RS) em junho de 1956, um mês depois de casar-se com dona Lili Fuchs Fetzer, que faleceu em 1984.
Um ano depois, também vieram morar na comunidade os pais: seu Osvino e dona Erna e toda a família.
A equipe de jornalismo da VOZ agradece Aline Roberto, que enviou as fotos da matéria e ajudou com as principais informações do evento.
Postado por: Adelino
Lista de Categorias
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...