Na tarde desta quinta-feira (13/10), foi realizada a solenidade de reinauguração da base de Operações com Cães da ROTAM do 3º Batalhão de Polícia Militar.
A restruturação do Canil foi iniciada no segundo semestre de 2016 e idealizada com recursos oriundos da Justiça do Trabalho de Pato Branco, e com o auxílio de diversos colaboradores e amigos da PMPR, bem como empresas locais e mão de obra de policiais militares.
O evento foi presidido pelo Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Éveron César Puchetti Ferreira, e contou com a presença do Tenente Coronel da Reserva Remunerada Marino Ari Burille, do Tenente Coronel da Reserva Remunerada Ivo Patrick Brandalise, do Comandante do 2º SGBI, Capitão Alecsander Aparecido Dornelas, do Comandante da 6ª Cia. de Polícia Rodoviária Estadual, 1º Tenente José Batista dos Santos, do Comandante da ROTAM do 3º BPM, 2º Tenente Allan de Souza Mori, do Vice Prefeito de Pato Branco, Ivo Polo, do Procurador Chefe da Procuradoria Regional, Jair Roberto da Silva, do Coordenador da Procuradoria do Trabalho e Procurador do Trabalho, Anderson de Melo Machado, da Procuradora do Trabalho, Priscila Lopes Pontinha Romanelli, e demais autoridades civis e militares.
Atualmente o Canil do 3º BPM conta com um plantel de 5 cães, sendo 2 rotweilers, de nomes Zeus e Draco, empregados em ações de rádio patrulhamento e intervenção prisional, um bloodhound, de nome Radar, utilizado em rastreio de fugitivos e resgate, e 2 cães para a busca de narcóticos, o Thor, da raça pastor malinóis, e a Delta, labradora.
A ROTAM do 3° BPM, comandada pelo 2° Tenente Allan de Souza Mori, conta com 2 policiais militares cinotécnicos, Soldado Fabio Ziembicki e Soldado Jean Patrick Niquetti, altamente especializados e com experiência internacional, que cuidam e treinam diariamente os 5 cães policiais.
Necessitando acompanhar o avanço tecnológico, o 3º BPM investe em tecnologia no combate à criminalidade e principalmente com o objetivo de aprimorar e melhorar a qualidade no atendimento prestado à população. Dessa forma o batalhão realizou a entrega de 10 aparelhos tablets, sendo contemplados os municípios de Pato Branco, Palmas e Coronel Vivida, e ainda as equipes ROTAM e CANIL, que passarão a contar com a tecnologia embarcada.
A Unidade é precursora desta ferramenta na região sudoeste do Paraná. O emprego desta tecnologia já apresentou ótimos resultados operacionais, pois permite que a equipe policial consulte rapidamente o indicativo criminal de abordados, informações referentes a veículos, desaparecimento de pessoas, e consulta de boletins de ocorrência.
Pato Branco, 14 de outubro de 2016
Elaborado por Sd. QPM 1-0 Jana Beatra Scherer
Revisado por 2º Ten. QOPM Anne Louise Prestes Serpe
Comunicação Social do 3º BPM
Postado por: Adelino
Policial
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...