Já faz alguns dias que Pato Branco está sendo especulado para disputar a edição 2017 da Liga Nacional de Futsal (LNF). Quando o Cresol/Marreco Futsal jogou em casa contra o Atlântico, de Erechim (RS), pelo primeiro confronto das oitavas de final, dia 8 de outubro, o gestor da vaga do São Caetano, Laércio Graça, que também é diretor de marketing da competição, veio para Francisco Beltrão assistir ao jogo, pois o Cresol/Marreco Futsal utiliza, em 2016, essa vaga alugada. Mas depois da partida, Laércio foi a Pato Branco conversar com o Secretário de Esportes, Paulo Vicente Stefani, e conhecer a estrutura do Ginásio Dolivar Lavarda. Eles chegaram a ir até Coronel Vivida, ver as condições do Complexo Esportivo Barro Preto. Isso porque o ginásio pato-branquense não teria condições, a princípio, de sediar jogos da Liga Nacional, principalmente pela mesma situação que o Arrudão passou por reformas no início do ano: recuo de dois metros nas laterais e nos fundos da quadra, para garantir a segurança dos atletas. Portanto, o Pato Futsal poderia jogar a competição primeiroem Coronel Vividaaté que o Dolivar Lavarda passasse por uma reforma.
E o curioso é que o Pato Futsal pode utilizar a mesma vaga que hoje é do Cresol/Marreco Futsal, ou seja, o aluguel da franquia do São Caetano. Isso porque a equipe beltronense vai utilizar a partir do ano que vem a vaga que a Cresol comprou da Penalty e que está sendo utilizada atualmente pelo Umuarama.
Informação não oficial
Ninguém assume oficialmente que o Pato Branco pode disputar a Liga Nacional no ano que vem. O JdeB já está investigando essa situação há 15 dias. O presidente do Pato Futsal, Luiz Sérgio Lavarda, o Lavardinha, diz que não está sabendo dessa possibilidade. "Sei apenas que a gente foi jogarem São Josédos Pinhais, pela semifinal da Série Prata, e o Laércio do São Caetano esteve aquiem Pato Branco. Masnão sei mais nada além disso", afirma Lavardinha.
O JdeB entrou em contato também, por e-mail, com Laércio Graça, que desconversou. "Foi apenas uma visita informal, embora tenham a intenção, nada foi ventilado ainda neste sentido", escreveu o gestor, que é um dos fundadores da Liga Nacional e uma figura bastante influente dentro da competição. É também um dos criadores da Liga Paulista de Futsal, modelo que está sendo seguido também por outros estados.
Mas quem colocou fim ao mistério e decidiu colocar a informação a público foi o diretor geral da Catve, de Cascavel, Jorge Guirado, na manhã de quarta-feira, 19, nas redes sociais. "Novidades na LNF - a Liga Futsal em 2017: Joaçaba (SC) com a vaga da Jaclani (Alaf) e o Pato Branco com a atual vaga usada pelo Marreco, que terá própria. Portanto, mais um catarinense e mais um paranaense na Liga Nacional de Futsal", escreveu o apresentador e narrador, que também acompanha a Liga Nacional de perto há muitos anos.
Se essa informação for realmente confirmada, que precisa correr atrás de uma vaga é Umuarama, que disputa a Liga Nacional desde2006. Aequipe perdeu a franquia da Penalty, que foi adquirida pela Cresol e não poderia alugar essa outra vaga do São Caetano porque o Pato Branco estaria mais próximo da negociação. Cascavel, Marechal, Guarapuava e Marreco seguem assegurados na competição para 2017.
O que diz o Marreco?
A diretoria do Cresol/Marreco Futsal vê com bons olhos a volta do Pato Futsal à Série Ouro e também em uma possível Liga Nacional. "Se isso realmente acontecer, vai fortalecer ainda mais o futsal do Sudoeste. O Clássico das Penas é o maior do Paraná e, se forem uma Liga Nacional, o Brasil inteiro vai poder comprovar isso. Para nós é uma renda boa, viagem curta e a segurança de um espetáculo do futsal", comenta Ademilson Arendt, o Míssio, diretor do Cresol/Marreco. Mas, segundo Míssio, o Pato Branco terá que passar pelas mesmas adequações que a equipe beltronense enfrentou no início do ano. "A gente sabe que o Dolivar Lavarda já teve um jogo entre Umuarama e Corinthians em 2014, mas a quadra não apresenta as condições necessárias. Então nós somos favoráveis ao Pato Branco, mas precisa passar pelo mesmo processo que nós passamos", complementa.
Postado por: Vanderlei
Esporte
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...