Encerramento aconteceu em Francisco Beltrão, no dia 7; o evento também reuniu integrantes dos programas Top Loja Calçados e Confecções e Top Loja Minimercados, que fecharam o segundo dos três anos previstos
O Sebrae/PR e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio PR) promoveram na noite desta quarta-feira (07), cerimônia de encerramento do programa Varejo Mais. A solenidade ocorreu no Centro de Eventos da churrascaria Pampeana, em Francisco Beltrão, e reuniu representantes das 16 empresas, que receberam certificados de conclusão.
A confraternização teve ainda a presença de empresários que estão nos programas Varejo Top Loja Confecções e Acessórios e Varejo Top Loja Minimercados. Os programas têm duração de três anos e o segundo ciclo foi encerrado. A solenidade contou com representantes de entidades parceiras na realização dos programas, como os sindicatos patronais do comércio varejista de Francisco Beltrão (Sindicom) e Pato Branco (Sindicomércio), Sesc, Senac, Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão.
Houve também apresentação do circo Vox, de São Paulo, que encenou palestra show com temas relacionados ao cotidiano do empresariado. “Não é a primeira turma do Varejo Mais que realizamos em Francisco Beltrão. Mas é a primeira no novo modelo, espécie de pós-graduação pensada pelos vários parceiros do projeto e que está há 11 anos em desenvolvimento. Hoje, no Brasil, é considerado o melhor programa de qualificação e gestão empresarial”, destaca Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR e responsável pela gestão dos projetos de Desenvolvimento Empresarial da federação.
Paikan avalia que a realização do programa em Francisco Beltrão é o reconhecimento aos empresários do município, que foram pioneiros quando da implantação do Varejo Mais. “Os empresários beltronenses e dos municípios vizinhos sempre foram muito ativos e presentes”, afirma.
Sabino Oltramari, consultor do Sebrae/PR e gestor dos programas do Comércio na regional, ressalta que a realização só é possível graças à parceria com a Fecomércio PR e das entidades apoiadoras. “No Varejo Mais, procuramos levar conhecimentos aos empresários, mas aprendemos muito com eles também. Todos aqui buscam melhorias nos diversos setores das empresas, pois querem estar preparados quando a crise se for. Eles sairão na frente quando houver a retomada do crescimento econômico”, prevê.
O consultor do Sebrae/PR comemora o ótimo desempenho da turma que agora conclui o Varejo Mais. “A expectativa inicial era que cinco empresas obtivessem o Selo Referência do Comércio. Na entrega da premiação, no dia 5 de dezembro, sete conquistaram a certificação, entre as categorias Ouro, Prata e Bronze”.
Selo Ouro
A solenidade oficial de entrega do Selo Referência do Comércio aconteceu em Curitiba, quando 51 empresas do Paraná foram contempladas. Para receber o Selo, essas empresas passaram por um processo de diagnóstico de desempenho e maturidade de gestão e foram avaliadas dentro dos critérios de desempenho global, que utiliza como base o Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS).
A Flessak Materiais Elétricos, de Francisco Beltrão, foi uma das participantes do Varejo Mais agraciada com o Selo Ouro de Referência do Comércio. A gerente comercial da Flessak, Elizete Gonçalves, conta que a empresa já havia participado de edição anterior do programa e que a versão que está terminando agora é mais completa.
“Recebemos mais consultorias e treinamentos nesta edição. Mas o programa não trata apenas de ferramentas para trabalhar no dia a dia com os clientes. Já usamos alguns indicadores e queríamos implantar mais alguns. O programa nos deu suporte para registrar mais indicadores na empresa”, resume Elizete.
Empresas da região
Os três programas elaborados pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR contaram com a adesão de empresas do sudoeste do Paraná. Foram 16 no Varejo Mais (15 de Francisco Beltrão e uma de Itapejara D’Oeste), 17 no Varejo Top Loja Confecções e Acessórios (todas beltronenses) e14 no Varejo Top Loja Minimercados (Clevelândia, Chopinzinho, Palmas, Pato Branco, Realeza e São João).
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...