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Com recursos do Sebrae Nacional, Sebrae/PR e da Rede Forte, empresas associadas serão incentivadas a promover melhorias na gestão e em outros setores

A partir de 2017, empresários associados à Rede Forte de Supermercados farão parte do Projeto de Encadeamento Produtivo, que reunirá entre 35 e 40 supermercados associados à rede no sudoeste do Paraná. O grupo receberá consultorias e treinamentos para aumentar a competitividade e ampliar vendas. A iniciativa é uma parceria entre o  Sebrae Nacional, Sebrae/PR e empresas beneficiadas. 

Os detalhes do projeto foram finalizados em meados de novembro, quando Flávio Germano Petry, da Unidade de Atendimento Setorial de Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, esteve na região. Petry, que é coordenador nacional do Encadeamento Produtivo no Comércio, participou de reunião com diretores da Rede Forte, em Francisco Beltrão, quando compartilhou perspectivas do projeto.

“Foram exemplificadas de que formas as ações poderiam ser executadas, à luz de experiências positivas aplicadas em outros projetos do Sebrae. Por exemplo, como implementar a cultura da gestão por indicadores de desempenho nos pequenos negócios”, relata Petry, que também participou de visitas técnicas ao atual Centro de Distribuição, na futura sede da Rede Forte (que está sendo construída em Renascença), e em duas lojas.

Flávio Petry ainda destaca que projetos semelhantes estão acontecendo em outros Estados brasileiros e ressalta as razões para a escolha da Rede Forte como parceira do projeto no Paraná.

“A Rede Forte está inserida em um segmento que, apesar da conjuntura econômica, se demonstra estável, mas que sofre forte pressão das grandes redes varejistas. Tais motivos justificam a importância do apoio do Sebrae em fortalecer as pequenas empresas do varejo alimentar. A Rede Forte já apresenta o diferencial de estar articulada e promover a cooperação mútua entre seus associados”, considera Petry. 

Inovar para crescer

O presidente da Rede Forte, Gilmar Luiz Netto, informa que foram convidados a participar os empresários do pequeno varejo, aqueles com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. “O projeto, com duração de dois anos, vai levar conhecimentos aos empresários, para que possam promover melhorias no ambiente das lojas, no marketing, na gestão administrativa e financeira e em outros setores”. 

Netto acredita que a Rede Forte, por ser uma associação sem fins lucrativos, pode e deve promover o desenvolvimento econômico da região. “A rede pode se tornar bem maior do que é, mas necessita de aprimoramento na gestão e de inovações”, completa. Atualmente, a Rede Forte é a segunda maior rede de supermercados do Brasil, com 105 lojas espalhadas pelas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná e Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Empenho dos empresários

A execução do projeto ficará a cargo da equipe da regional Sul do Sebrae/PR. O consultor Nézio José da Silva, gestor do projeto, detalha que o foco estará em levar melhorias às empresas, fortalecer a Rede Forte e também a cooperação entre as empresas participantes. Mas, ressalta que o empenho dos empresários será fundamental. 

“Tudo vai depender do compromisso dos empresários em promover mudanças nos estabelecimentos. Mesmo com as dificuldades econômicas, o segmento vem crescendo, na contramão da maioria dos setores. Os supermercados são um elo fundamental na distribuição dos produtos, funcionando como uma ponte entre as indústrias e os consumidores.  Sua eficiência na escolha do mix de produtos, na divulgação, atendimento e gestão das empresas facilitam a vida do cliente, que está cada dia mais ávido por bons produtos e serviços.

 

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

 




Fonte: Antonio Menegatti - SEBRAE/PR
Fotos: Antonio Menegatti - SEBRAE/PR



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Postado por: Adelino

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