Florianópolis – A Polícia Civil, por meio da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) da DEIC, com apoio de outras unidades policiais, nesta quarta-feira, 25, deflagrou operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por desvios de cargas nos estados de SC, PR e RS. O esquema, que contava com pelo menos sete integrantes, dentre eles um policial civil, que também foi preso, consistia na contratação de fretes de cargas por parte de integrantes da quadrilha e simulação de assaltos aos motoristas.
Segundo as investigações, o policial civil envolvido registrava os boletins de ocorrência fraudulentos, sendo que em algumas ocasiões os motoristas sequer se dirigiam até a Delegacia pra registrar o BO, o que segundo a investigação era feito pelo próprio policial sem a presença da falsa vitima.
A investigação, de alta complexidade e que durou aproximadamente 1 ano e meio em Inquérito Policial com aproximadamente 700 páginas, teve contribuições da Polícia Federal e diversas unidades da PC/SC.
Embora não se possa concluir com precisão o prejuízo causado pela quadrilha, que pode ter envolvimento em mais de 25 desvios de cargas, estima-se que ultrapasse um milhão de reais. A maioria das cargas desviadas era de grãos como soja e feijão, normalmente em rotas de transporte que passavam por pelo menos 2 estados do Sul.
Ao longo dos trabalhos, 8 prisões foram efetuadas – sendo 4 delas nesta quarta-feira, 25. Três pessoas ainda estão foragidas e diligências continuam sendo feitas para capturá-las.
Além disso, os policiais apreenderam dois caminhões trator e duas carretas utilizadas pela quadrilha nos golpes. A operação foi deflagrada nas cidades de Chapecó, Riqueza, São Miguel do Oeste, Quilombo, Planalto/RS, Ronda Alta/RS, Nonoai/RS e Ernestina/RS. Além da DEIC, o Poder Judiciário e Ministério Público de São Miguel do Oeste estiveram em parceria e pronto atendimento nos pleitos da investigação, bem como a DRP de Chapecó, as Delegacias das Comarcas de Maravilha e Mondaí e DIC e DRP de São Miguel do Oeste auxiliaram nos trabalhos e logística.
"Colabore com Polícia Civil. Denuncie. Disque 181."
Postado por: Adelino
Policial
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...