'Em 12 segundos caiu tudo', diz morador sobre temporal no RS
São Francisco de Paula foi o município mais atingido pelo temporal no estado.
Moradores de São Francisco de Paula, na serra gaúcha, um dos municípios mais afetados pelo temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul neste domingo (12), ainda estão assustados com o que viram. A cidade tem centenas de pessoas desabrigadas, além de ao menos uma morte e diversos feridos. A Defesa Civil ainda faz o levantamento dos estragos.
Sete bairros foram atingidos e um deles foi o Parque Querência. Em pouco tempo, a ventania derrubou postes e arrancou árvores. Uma delas caiu inteira sobre uma residência.
"Foi bem horrível. Acordei com o vento, foram três sopros. O primeiro foi fraco, no segundo já estralou a casa toda, e no terceiro veio aquele tufão e caiu tudo, e eu me joguei no chão. Isso em um intervalo de uns 12 segundos", conta ao G1 o professor Paulo Oberdan Gomes da Rosa, de 39 anos.
Ele passou a noite na casa da irmã para cuidar do local enquanto ela viajava. "Contei para ela o que aconteceu por telefone e ela voltou do sítio correndo. Perdeu a maior parte da casa, mas graças a Deus não foi nada mais grave. Nasci de novo, nascemos de novo", diz o homem.
Logo depois, Paulo pediu socorro aos bombeiros, que não demoraram a chegar. Os vizinhos também estavam desesperados, segundo ele.
"Não aconteceu nada comigo, mas o susto foi grande. Teve bastante gente machucada. Caiu um galho em cima da cabeça de um vizinho, ele levou vários pontos. E as casas destruídas, estava tudo no chão", lembra.
Ele também é morador de São Francisco de Paula, mas seu bairro, o Campo do Meio, não foi atingido pelo temporal. A irmã agora está hospedada na residência dele.
"Meu cunhado ficou na casa deles porque não quer deixar as coisas que não foram destruídas. Eles têm medo que levem tudo, o pouco que sobrou inteiro", explica.
Ao menos uma morte, desabrigados e feridos
Segundo levantamento preliminar da Defesa Civil estadual, uma pessoa morreu, há dezenas de feridos e muitos desalojados e desabrigados em São Francisco de Paula. Os estragos, no entanto, ainda estão sendo contabilizados e um novo boletim atualizado será divulgado na manhã desta segunda (13).
Durante a tarde, o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Jarbas de Avila, afirmou ao G1 que pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e duas mortes haviam sido confirmadas, as de "uma criança de dois anos e um jovem", em ocorrências distintas. Na noite deste domingo (12), porém, a Defesa Civil corrigiu esse número e afirmou que apenas uma morte foi confirmada, a do jovem. Ele foi identificado como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.
Veio aquele tufão e caiu tudo, e eu me joguei no chão. Isso em um intervalo de uns 12 segundos" Paulo Gomes, 39 anos, morador de São Francisco de Paula
A cidade está devastada. A Secretaria Municipal de Educação informou que não haverá aula nas escolas Presidente Castelo Branco e Ursulina Paglioli de Lucena. O posto de saúde do bairro Santa Isabel também não abrirá. Os moradores que precisarem de atendimento devem buscar o Hospital Municipal.
A prefeitura está pedindo à população a doação de alimentos, agasalhos, roupas, cobertores, lonas, telhas, colchões e itens de higiene pessoal. As doações devem ser enviadas ao ginásio municipal, na Rua Santos Dumont, 967, de onde serão entregues para as famílias necessitadas.
Conforme o governo do estado, a cidade receber reforço no policiamento para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará ao município, na manhã desta segunda (13), para verificar os danos e prestar todo o apoio necessário à comunidade.
Governo libera recursos para a área da saúde
Por determinação do governador José Ivo Sartori, a Secretaria da Saúde repassará, nesta segunda-feira (13), R$ 175 mil para ajudar no atendimento de saúde em São Francisco de Paula. A liberação dos recursos foi comunicada pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao prefeito Marcos Aguzzolli.
Gabbardo também orientou a Central de Regulação do Estado que dê prioridade de atendimento às solicitações do município, autorizando a compra de leitos na rede privada, caso seja necessário.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...