46 3232.1191

São Miguel do Oeste - Temporal danifica cerca de 100 casas

Telhados foram arrancados, árvores caíram e redes elétricas foram danificadas em diversas cidades da região

Danos em São Miguel do Oeste. Carros atingidos por telhado que desabou - Foto: Ivan Ansolin/ Portal São Miguel

Se a noite e madrugada foram de pânico, o amanhecer pode ter sido ainda pior para os moradores do Extremo Oeste Catarinense. O clarear de mais um dia de muita chuva trouxe à tona os danos causados pelos ventos fortes e incessantes das últimas horas desta quinta-feira  (08).

A previsão do tempo alertava para mais uma semana atípica para o mês de junho, mas as temperaturas elevadas da última noite, chegando a 25°C, foram o prenúncio do que estaria por vir.

Na madrugada desta quinta-feira os ventos fortes predominaram, mas a combinação do vendaval com a forte chuva por volta das 5h foram determinantes para mais um desfecho triste na região.                      

No 12°Batalhão do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste em conjunto com a Defesa Civil foi montada uma força tarefa para atender toda a demanda. Militares de folga foram convocados para auxiliar. Unidades se deslocaram para diversos municípios. Equipes das prefeituras também auxiliam na retirada de árvores e placas que caíram sobre as vias. Ao todo, 36 bombeiros militares estão desde a madrugada nas ruas. Comunitários também começam a chegar nesta manhã para prestar auxílio.                      

Segundo levantamento preliminar, cerca de 100 casas foram danificadas em São Miguel do Oeste. O bairro Sagrado Coração de Jesus e parte do Centro foram os mais atingidos. Casas tiveram telhados inteiros arrancados pela força do vento. No Andreatta e São Gotardo também foram registrados danos.

 

Em Belmonte, parte de casa foi destruída ao ser atingida por árvore - Foto: Ivan Ansolin/ Portal São Miguel

Em Belmonte, parte de uma casa foi destruída ao ser atingida por uma árvore. Em Descanso, também foram registrados danos, especialmente na Linha Pratinha.

Em Guaraciaba, os danos foram menores, com seis ocorrências relacionadas ao temporal. Destaque para três casos de corte de árvores que caíram sobre a BR-163. Pelo menos uma casa teve danos no telhado. 

Na cidade de Maravilha, os bombeiros atenderam oito ocorrências de destelhamento e três de corte de ávores que obstruíram estradas municipais. 

Equipes da Celesc também estão nas ruas desde a madrugada, para reestabelecer as redes danificadas. Grande parte do Centro e do Bairro Sagrado Coração ficaram sem luz. Outras cidades, na região de Caíbi, Mondaí e Descanso também tiveram danos de grande monta nas redes elétricas.

São Miguel do Oeste - Chuva não dá trégua e município decreta emergência

Aulas são suspensas e prédios públicos estão danificados. Já são 145 atendimentos pelos bombeiros, a maioria de casos de destelhamentos. No interior, dados ainda são levantados 

Sagrado Coração de Jesus é o bairro mais atingido, com casas completamente destruídas - Fotos: Ivan Ansolin/ Portal São Miguel

São Miguel do Oeste enfrenta umas das piores manhãs da sua história. A cidade, marcada por inúmeras situações de vendavais e granizo, enfrenta nesta quinta-feira (08) mais um grande desafio, recomeçar depois da tragédia.

Até às 10h, o Corpo de Bombeiros registrava 145 pedidos de ajuda, a grande maioria de destelhamentos. Telhados, estruturas de madeira e parte elétrica inteiras das residências foram levadas pelo vento. Redes elétricas das ruas também foram completamente destruídas. O bairro mais atingido é o Sagrado Coração de Jesus, nas proximidades do Centro, mas há danos de grande monta em casas e comércios do Salete, Agostini, Andreatta e São Gotardo, além de parte do Centro.

Prefeito decretou situação de emergência 

O prefeito Wilson Trevisan convocou a imprensa nesta manhã e anunciou a que a situação de emergência será homologada nas próximas horas. Diversos prédios públicos foram danificados, especialmente as escolas e creches no Bairro Salete e Jardim Peperi. As aulas foram suspensas nestas unidades.

A Unidade de Pronto Atendimento 24h, localizada no Bairro Agostini, também teve parte do telhado arrancado. Postos de saúde dos bairros também estão com atendimento prejudicado nesta quinta-feira.

Mais de 3 mil metros de lonas já foram distribuídos pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e a principal orientação é para que estas sejam utilizadas apenas para cobrir móveis e eletrodoméstico. O alerta é para que ninguém suba nos detalhados, evitando acidentes com as estruturas extremamente encharcadas.

Como a chuva não dá trégua, a orientação é para que as pessoas busquem abrigo em familiares e amigos e deixem as casas mais atingidas até que o tempo melhore e seja possível realizar obras. Um abrigo comunitário deve ser disponibilizado pela Prefeitura nas próximas horas para receber os desabrigados.

Quem conseguir efetuar a limpeza, a orientação é para que os entulhos sejam depositados ao lado das vias que equipes da prefeitura efetuarão a recolha.

A Defesa Civil trabalha no levantamento dos dados e tem até 15 dias para finalizar o relatório geral dos danos, cumprindo assim umas das exigências devido o Decreto de Emergência e possibilitando que o município receba recursos para recomeçar. 

 

 




Fonte: Portal São Miguel
Fotos: Ivan Ansolin/ Portal São Miguel

Mais Fotos!!!

Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição



Compartilhar

Postado por: Adelino

Destaques

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets