Vendaval, granizo e grandes volumes de chuva foram registrados desde a madrugada desta quinta-feira (8) no Estado
Em Guaporé, a água invadiu ruas e causou alagamentos em diversos pontos durante a madrugada. Número de pessoas fora de casa no RS salta para quase 10 mil
O mau tempo que atinge o Rio Grande do Sul causa estragos e transtornos em diversas regiões do Estado nesta quinta-feira (8). Quatro mortes foram registradas em função do temporal, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Jaboticaba e Liberato Salzano.
O ponto mais crítico de Caxias do Sul, na Serra, é o distrito de Vila Oliva, atingido por um forte vendaval que causou destalhamento de diversas casas. Segundo a Defesa Civil e os bombeiros, uma pessoa morreu na localidade devido ao desabamento de uma casa.
Em Guaporé, a parte mais baixa da cidade foi tomada pela água, parecendo um rio em meio a prédios e estabelecimentos comerciais. Em Veranópolis, pelo menos 300 residências foram atingidas. Os moradores aguardam a entrega de lonas, e a prefeitura vai decretar situação de emergência.
Em Porto Alegre, uma mulher morreu em deslizamento de terra que atingiu uma residência no bairro São José. A forte chuva também causa alagamentos em vias. Extremo Sul e Zona Norte são os pontos mais atingidos.
Em Liberato Salzano foi confirmada a morte de um adolescente de 17 anos, atingido por um raio durante o temporal. Já em Jaboticaba, no Norte gaúcho, m homem de 46 anos foi encontrado morto às margens de um riacho, no início da noite de ontem.
Danos e queda de energia elétrica
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o trânsito entre Gramado e Canela, na Serra, foi interrompido por queda de postes e árvores.
A Rota do Sol, RST-453, no quilômetro 63, foi interrompida dos dois lados devido ao grande volume de chuva e danos na pista.
O município de Guaporé informou à Defesa Civil que os fortes ventos e a incidência de granizo contribuíram para enxurradas que desalojaram 15 famílias. A prefeitura pretende decretar situação de emergência.
Em Veranópolis, desmoronamentos de terra e destelhamentos de residências foram constatados. Vias urbanas estão interrompidas por quedas de postes. O Corpo de Bombeiros local registra mais de 200 chamados.
O temporal deixou mais de 185 mil clientes sem luz. Do total, 150 mil clientes são da área de cobertura da RGE. Conforme a concessionária, a área mais atingida é a Serra.
A Defesa Civil segue em estado de alerta. Para informações ou pedido de auxílio, ligações podem ser feitas pelo telefone 199.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...