23/08
Lideranças Kaingangs de Mangueirinha, instituíram uma comissão e iniciaram no último dia 15 de agosto, um movimento de reivindicação de novas áreas, entendidas como originalmente indígenas.
Atualmente, sobre 16 mil hectares vivem mais de mil e quinhentos índios das etnias Kaingang e Guaranis nos municípios de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho.
Com o ato sobre uma propriedade particular esperam abrir diálogo com a Funai e lideranças das políticas indígenas.
O processo de retomada, como é chamado o movimento, foi iniciado com um acampamento em área particular no município de Chopinzinho.
Da Comissão Organizadora de Retomada, Antonio Luiz dos Santos, destaca que a área pretendida está localizada no entorno da atual Terra Indígena e que foi definida em 1927 tendo limites entre as cabeceiras dos rios Palmeirinha e Barra Grande. Explicou que por atos governamentais em 1949 a área foi reduzida aos atuais 16 mil hectares e que originalmente tinha mais de 30 mil hectares.
O proprietário da área informou que a terra onde houve a primeira ocupação indígena tem documento e que será a reintegração de posse será requerida ao Poder Judiciário.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...