Entre os dias 21 a 25 de agosto de 2017, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida, 2º Tenente Rafael, e o Soldado Piva, realizaram capacitação na área de Salvamento em Águas Rápidas (SARp), junto de outros vinte e oito bombeiros de todas as regiões do Paraná.
As instruções aconteceram na área do 8º Grupamento de Bombeiros, no litoral paranaense, especificamente nos municípios de Pontal do Paraná e Antonina. De volta à região sudoeste, os dois bombeiros serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos a partir das próximas semanas.
A capacitação que ora se encerra faz parte da segunda etapa do regime estadual de Força Tarefa de Resposta a Desastres, instaurado em julho do ano corrente, por força do Decreto 7.337, o qual regula a reunião, organização e direcionamento de recursos materiais e humanos suplementares para fazer frente aos incidentes que extrapolem a capacidade de resposta de instituições locais nos mais diversos pontos do Estado.
Recentemente houve a aquisição, por parte do Estado, de viaturas e equipamentos próprios para este tipo de atividade, aparelhando todas as Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Deste importante treinamento, bons frutos serão colhidos pela instituição do Corpo de Bombeiros do Paraná, pois, trinta multiplicadores retornaram às suas unidades de origem com novos conhecimentos e vontade para instruir e perpetuar a doutrina aprendida. A intenção, agora, é de que 160 bombeiros militares sejam capacitados nas próximas semanas, trazendo ainda mais tranquilidade para a comunidade paranaense.
Na área do 2º SGBI, dez bombeiros militares passarão por treinamento junto aos dois multiplicadores, de forma a reforçar e dinamizar a prestação de serviços de salvamentos e resgates para a comunidade, sendo estudada uma ação conjunta entre as Unidades de Pato Branco e Francisco Beltrão para capacitação continuada dos efetivos.
O Comandante do Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida, Tenente Rafael, que já possui diversas especializações em atividades de salvamento, como socorrista, guarda-vidas, resgate veicular, combate a incêndios estruturais, entre outros, agora será, também, Comandante da Força Tarefa de Salvamento em Águas Rápidas, agregando mais esta conquista em seu currículo, tornando-se responsável por expandir os conhecimentos junto do efetivo regional.
Da mesma forma o Soldado Piva, o qual também possui o curso de guarda-vidas, e recentemente foi homenageado na corporação por ter salvado, duas vezes, uma menor que tentou suicídio no lago municipal Arnaldo Wentz de Morais, agora passa a auxiliar o Tenente Rafael nesta atividade.
Postado por: Gra
Lista de Categorias
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...