Encerrou na ultima sexta-feira (15/12/17) a capacitação da segunda turma do curso para formação de força-tarefa de SARp (Salvamento em águas rápidas).
O curso foi ministrado em Pato Branco e no Rio Chopim (região entre Vista Alegre e Itapejara D`Oeste) entre os dias 11 e 15 de dezembro deste ano e contou com a participação de dez bombeiros, dos quais nove lograram êxito, após estudo em sala de aula e aplicação dos conhecimentos de forma pratica no rio.
A coordenação do curso foi novamente do Comandante do Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida, o 2º Tenente QOBM Rafael Antonio Carabagiale Fuck, também Comandante da Força-Tarefa de SARp do 2º SGBI, sendo auxiliado diretamente pelo Soldado QPM 2-0 Jeferson Cleiton Piva da Silva e pelos Soldados Yadi Cavacini Goncalves Marcolino e Maicon Junior Portella Ferreira em atividades especificas ao longo da semana.
O local escolhido para os treinamentos (Rio Chopim) apresenta locais de corredeiras e que constantemente gera afogamentos ou situações de risco a banhistas e pescadores, por conta das cheias repentinas e oscilações constantes de profundidade, tornando os chamados de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros regulares neste local.
A 2ª Seção de Bombeiros de Coronel Vivida passou a possuir mais dois militares integrantes da Força-tarefa regional: Soldados Gustavo dos Santos Hunhoff e Elenice Maria Mohr. Cabe ressaltar que o curso teve a presença do Comandante da 3ª Seção de Bombeiros de Palmas, o 1º Tenente Guilherme Augusto Picollotto, como aluno em todas as atividades, e agora, formado, este leva em sua experiência a capacitação na área de SARp, podendo ser mais um multiplicador desta atividade de resgate em sua região de atuação, dentro do 2º SGBI.
Neste novo treinamento, os instrutores buscaram aprofundar diversas técnicas de resgates e salvamentos de forma a testar a eficácia dos bombeiros para socorros e resgates, principalmente pela condição de cheia do rio apresentada, devido às chuvas dos últimos dois meses na região.
Postado por: Adelino
Policial
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...