As fortes chuvas que caíram no sábado provocaram estragos em cidades de diferentes regiões de Santa Catarina. A cidade mais atingida foi Blumenau, onde a Defesa Civil municipal já conta mais de 130 ocorrências. Um casal morreu após o carro em que estavam ser levado por uma enxurrada.
Na Grande Florianópolis, os municípios de São José e Biguaçu foram os mais afetados. Em São José, foram registradas ao menos 12 ocorrências, sendo sete deslizamentos, dois alagamentos, duas quedas de muro e uma queda de árvore. Duas residências precisaram ser interditas e há oito desalojados.
Na vizinha Biguaçu, muitas ruas ficaram alagadas. Foram atendidas dez ocorrências de deslizamentos, tendo como consequência três residências interditadas e nove pessoas desalojadas. Houve também cinco quedas de muros.
Em Governador Celso Ramos, um bloco rochoso caiu sobre um carro e a Avenida dos Ganchos precisou ser interditada devido a uma deslizamento de terra.
Em Brusque, no Vale do Itajaí, houve deslizamentos pontuais devido ao encharcamento do solo. Três casas foram afetadas e uma pessoa ficou desalojada. Em Botuverá, houve deslizamentos de terra nos bairros Pedras Grandes e Ribeirão Porto Franco. Uma casa foi afetada.
Na cidade de Timbó, as chuvas intensas provocaram enxurradas em diversos pontos, com registro de 25 ocorrências entre alagamentos e deslizamentos em cinco bairros. Duas casas interditadas para melhor averiguação dos danos. Em Agrolândia, um rio saiu da calha e provocou uma enxurrada na localidade de Serra dos Alves. Três pontilhões e uma estrada vicinal foram danificados. A prefeitura realiza obras de recuperação.
Casal morre após carro ser arrastado por enxurrada em Blumenau
Um casal morreu em Blumenau em função da enxurrada que ocorreu na cidade depois de um temporal no fim da tarde de sábado. Eles estavam dentro de um Renault Sandero que caiu em um ribeirão no bairro Itoupavazinha. O carro foi arrastado pela correnteza.
O corpo de João Carlos Haskel, de 59 anos, foi encontrado por volta de 22h dentro do carro, próximo da rua Osmar José dos Santos, para onde o veículo foi arrastado após afundar. A sua esposa, identificada como Isabel Cruz, 52 anos, não havia sido encontrada até a meia-noite. Os bombeiros localizaram o corpo apenas na manhã deste domingo, nas proximidades do carro, de acordo com a Defesa Civil.
O secretário municipal de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, conta que o casal foi tentar tirar o carro da rua, onde estava estacionado. Porém, naquele momento, já havia muita água na região e o veículo acabou flutuando e sendo sugado para um ribeirão ao lado da Rua Jacob Ineichen.
— Já havia mais de três palmos de água quando eles tentaram tirar o carro, que depois acabou por bater na ponte e afundar — conta Quadros.
Ainda segundo o secretário, o bairro Itoupavazinha concentrou 101 mm de chuva em um período de pouco mais de duas horas, o que não estava previsto. Até a manhã deste domingo, a cidade de Blumenau já registrou 130 ocorrências em função da chuva, sendo 92 deslizamentos e 36 alagamentos. Também houve vazamento de óleo de um posto de gasolina.
Seis cidades de SC tiveram em 24h mais de metade da chuva prevista para todo o mês
As chuvas registradas no intervalo entre quinta e sexta-feira em Santa Catarina superaram mais da metade do volume previsto para todo o mês de março em pelo menos seis municípios, segundo informações da Central de Meteorologia da NSC Comunicação.
A constatação tem base na estimativa da Epagri/Ciram, que considera a média de chuvas em determinada região para todo o mês. O índice pluviométrico no período de 24 horas ficou acima da metade esperada para o mês em Santo Amaro da Imperatriz (98mm), Guabiruba (90mm), Águas Mornas (85mm), Dionísio Cerqueira (76mm), Brusque (72mm) e Corupá (67mm).
Apesar da intensidade das últimas chuvas, a Defesa Civil no Estado não registrou feridos nem grandes estragos materiais. A situação mais grave ocorreu em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, onde um ribeirão transbordou e uma árvore caiu em um abrigo social. Em Orleans, na região Sul, uma cachorrinha foi salva após ficar 18 horas soterrada em um deslizamento de terra que ocorreu na quarta-feira.
Santo Amaro da Imperatriz 98mm
Guabiruba 90mm
Águas Mornas 85mm
São Martinho 83mm
Rio Fortuna 77mm
Joinville 76mm
Garuva 76mm
Dionísio Cerqueira 76mm
Jaraguá do Sul 74mm
Brusque 72mm
Tubarão 72mm
Corupá 67mm
Palhoça 64mm
Guaramirim 64mm
São Miguel do Oeste 63mm
Petrolândia 63mm
Canelinha 61mm
Rio Fortuna 61mm
Indaial 60mm
Postado por: Adelino
Lista de Categorias
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...