46 3232.1191

 

O NEI é o Núcleo de Educação Itinerante do CIRUSPAR – SAMU Sudoeste do Paraná, que realiza cursos de natureza técnico-cientifico, de caráter educacional, com a finalidade de atender aos interesses de qualificação dos profissionais que atuam em urgência e emergência no sudoeste do Paraná, realizou na sexta-feira (8/6) na sede da APMI em Coronel Vivida, curso de capacitação de nível internacional para os profissionais em saúde das áreas de urgência e emergência de Coronel Vivida, Honório Serpa e Mangueirinha.

Esta foi a primeira etapa de um curso intensivo de 12 horas (começa às 7h e termina às 19h) e que será ministrado para os profissionais destas áreas de todo o sudoeste.

Segundo o doutor André Morroni, médico do SAMU e coordenador do NEI, o objetivo da capacitação é padronizar o atendimento em urgência e emergência feito pelos profissionais em saúde todo o sudoeste: “porque o paciente, seja ele vitima de um acidente de trânsito, de trabalho ou qualquer outro tipo de ocorrência que haja a necessidade de atuação deste profissionais, tenha a mesma qualidade de atendimento em qualquer um dos 42 municípios da região”, concluiu Morroni.

O enfermeiro Gerson Luiz Leonarski, coordenador geral de enfermagem do SAMU Sudoeste do Paraná, esse curso tem um grau científico bastante elevado, de nível internacional, com as mesmas técnicas aplicadas na Europa e nos Estados Unidos; “Mesclamos vários cursos, como PHLS, o BLS e o ACLS, que são cursos reconhecidos internacionalmente, e estamos repassando para os profissionais de saúde das redes de urgência e emergência de todo o sudoeste”, afirma Gerson. “Nossos instrutores estão extremamente preparados para dividir esse conhecimento com estas equipes”, acrescentou ele.  Ainda segundo o enfermeiro Gerson, é um curso intensivo com 12 horas de duração, onde os participantes são avaliados ao final do dia de treinamento em uma prova teórica e prática, e recebem nota: “Quem alcançar uma nota, no mínimo 7 dentro da padronização internacional, recebem certificados de graduação; já, aqueles que não conseguirem no mínimo 7, ficarem abaixo desta nota, recebem apenas um certificado de presença e as secretarias municipais de saúde serão informadas disso.

A vereadora Lisete Engelmann, diretora da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Coronel Vivida, há muito tempo uma capacitação deste nível era solicitado para atualizar e, principalmente, acrescentar conhecimentos aos profissionais que atuam nas áreas de urgência e emergência. “É um treinamento de fundamental importância; é necessário que haja um entrosamento, uma harmonia muito grande entre a equipe que vai buscar e transportar o paciente com a equipe que vai recebê-lo nas unidades de pronto atendimento e hospitais”,  acredita ela.




Fonte: Adelino Guimarães
Fotos: Adelino Guimarães e Nogueira Filho

Mais Fotos!!!

Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição
Exibição



Compartilhar

Postado por: Adelino

Cidade

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets