O Chefe de Carceragem lamentou o fato ocorrido na Cadeia de Palmas, que culminou com a prisão de dois carcereiros, na noite de ontem(18) sob suspeita por ações que poderiam resultar na fuga em massa dos detentos. Já foi solicitado ao DEPEN novos servidores para o plantão na carceragem. Um dos suspeitos é servidor contratado via Processo Seletivo Simplificado pelo governo do Estado. Outro é funcionário do governo municipal de Palmas, cedido ao serviço penitenciário local.
Conforme o Agente do Departamento Penitenciário do Estado(DEPEN), Alexander Gonçalves Aquino, sempre se busca realizar um trabalho de orientação e formação dos servidores com base em trâmites e procedimentos legais, para que isso nunca ocorra. “ Acho inadmissível o que aconteceu”, resumiu. Ao recomendar cautela sobre a questão, por envolver colegas de trabalho, disse que cabe à Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário apurar os fatos e avaliar as condutas dos supostamente envolvidos.
Conforme o Delegado, Victor Hugo Guaita Grotti, de forma imprudente, dois carcereiros deixaram duas portas da carceragem abertas, o que possibilitaria uma fuga em massa dos 80 detentos caso a situação não fosse percebida e contida pelos policiais civis, com o apoio da Polícia Militar.
Após a contenção foi realizado bate-grade, triagem e contagem, sendo localizado um dentro de uma lixeira um dos presos que aguardava o melhor momento para fuga. Os carcereiros foram atuados pelo crime de facilitação, conforme previsto Código Penal(CP). Explicou o chefe de polícia que foi arbitrada a fiança e em breve serão encaminhados os procedimentos ao Ministério Público e Poder Judiciário para análise.
Há poucos meses na coordenação da Cadeia Pública, Aquino informou que já fez um levantamento das deficiências na estrutura do prédio e as dificuldades para a guarda e condução dos presos internamente. “A gente tenta trabalhar a segurança dos presos, agentes e comunidade, levando-se em conta o princípio da humanização”, ressaltou.
Para suprir a deficiência de carcereiros, já solicitou que sejam designados novos servidores para o plantão de guarda da carceragem.
Postado por: radiovoz
Policial
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...