O número de casas danificadas pela chuva de granizo em Sengés, na região dos Campos Gerais do Paraná, na segunda-feira (30), subiu para 526, de acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (31).
Ainda conforme o balanço, mais de 2.104 moradores foram prejudicados. Até esta manhã, uma família estava desabrigada.
O morador Cristiano Zazeski, que está desempregado e tem dois filhos adolescentes, teve a casa totalmente destruída pela chuva de granizo e precisou procurar abrigo na residência da mãe.
"Sair era pior. Tinha pedra do tamanho de laranja caindo. A gente foi tentando se esconder. Graças a Deus, a minha família está viva. Molhou tudo. Agora, a gente vai ver o que fazer", conta.
Além das casas, a cidade também teve prédios públicos atingidos: seis escolas, um hospital, uma delegacia, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a prefeitura, a Câmara Municipal, três postos de saúde, um barracão da terceira idade e uma farmácia popular.
Parte da estrutura da Câmara de Vereadores de Sengés não suportou a força do vento e veio abaixo. Ainda não há informações de feridos. Bombeiros de Jaguariaíva, cidade que fica a 40 km de Senges, foram acionados para atender os desabrigados.
De acordo com o secretário municipal de transporte, Tony Mathias, o granizo pegou todo mundo de surpresa. “Foi uma chuva muito rápida, de no máximo 5 minutos. Os estragos são enormes. Não recebemos nenhum alerta de que isso iria acontecer. As pedras de granizo eram do tamanho de um ovo”, conta o secretário.
Segundo o Instituto Meteorológico do Paraná, por volta das 16h40 uma forte área de instabilidade provocou a tempestade com precipitação de granizo, que durou poucos minutos. O Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva, cidade que fica a 40 km de Sengés, foi acionado para atender os desabrigados. O número de pessoas que não conseguem voltar para casa ainda não foi contabilizado.
Dezessete bombeiros trabalham na cidade, incluindo bombeiros de Telêmaco Borba e de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...