29- TROPEIROS
O Tropeirismo no Paraná refere-se a colonização tropeira na região dos campos gerais e deixaram um legado cultural e econômico.
Ganha essa denominação dentro do estado do Paraná, para manter a cultura, tradição e história entre os municípios, promovendo o turismo a integração das regiões onde esses tropeiros se abrigavam de um dia para outro, formando núcleo, que são as vilas, e hoje viraram cidades.
E Coronel Vivida estava na rota de tropeiros , já pensando em resgatar a tradição em setembro do ano 2000 na semana farroupilha um grupo de amigos se reuniram para relembrar o tropeirismo fizeram uma pequena tropeada aonde reuniu-se aproximadamente uns 40 cavaleiros .
No dia 12 de dezembro de 2000 ,um grupo com 14 amigos se reuniram e formaram a Associação Tropeirista União Gaúcha aonde o presidente é João Gervalino Amaral da Rosa , existente essa associação até hoje .
Ai veio os CTGS.
Além de incentivar a tradição gaúcha desenvolveu a cultura do Rio Grande. Trazendo o costume do chimarrão feito da erva mate, as danças de salão " bailes " tiro de laço, ginetiada e provas campeiras .
Foi dentro desse espírito que nasceu a ronda crioula, aproveitando a "semana da pátria" fazendo o fogo símbolo da pátria, se transformar em " chama crioula" , representando a união indissolúvel do Rio Grande a Pátria.
E essa tradição permanece nos dias de hoje.
Como os senhores podem ver, vem no lombo do cavalo tropeando pelo mesmo ideal, senhores, jovem e crianças, não podemos deixar a nossa tradição morrer.
E viva o Brasil com suas tradições!!!!!
Postado por: Adelino
Coronel Vivida
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...