Considerado ágil, confiável e compreensível pelos ouvintes, o rádio alcança 86% da população brasileira segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (24) pela Kantar Ibope Media. O Book de Rádio 2018, 5ª edição do estudo anual, mediu o perfil e comportamento de ouvintes de 13 regiões metropolitanas brasileiras entre abril e junho deste ano.
O atual cenário da nossa sociedade facilita a difusão de notícias falsas e a disseminação de temas que influenciam processos políticos e sociais pelo mundo inteiro. Ter acesso a informações com credibilidade se torna uma vantagem. Neste momento, a agilidade e a simplicidade do rádio se tornam grandes aliadas do meio. 83% dos entrevistados, por exemplo, acreditam que os programas e boletins de rádio são fáceis de entender e 74% que a cobertura jornalística desses programas oferece comentários e análises com profundidade, explica Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da Kantar Ibope Media.
ABRANGÊNCIA E INTIMIDADE
O levantamento destaca ainda duas características importantes do meio rádio: abrangência e intimidade. Ao mesmo tempo em que é um meio de difusão de informação em massa, o rádio tem o poder de conversar com cada ouvinte, aponta a CEO da Kantar Ibope Media no Brasil, Melissa Vogel.
Segundo o levantamento, o rádio absorveu 4,4% do share de investimento publicitário no período, recebendo quase três milhões de inserções publicitárias de 7.987 anunciantes.
A abrangência do meio em território nacional permite que o rádio tenha valor para anunciantes locais. Por isso, temos tantas marcas com atuação regional entre os maiores anunciantes do meio. Essa característica faz com que o rádio permita esse tipo de segmentação – que é bastante valioso em um planejamento de mídia, afirma Adriana Favaro, diretora comercial para veículos da Kantar Ibope Media.
PERFIL DOS OUVINTES
O estudo traz ainda análises comportamentais dos ouvintes e constata que a audiência é maior no público jovem, entre 20 e 24 anos, faixa em que o rádio alcança o patamar de 89%. Entre os ouvintes, 85% afirmam ouvir pelo rádio comum, enquanto 18% ouvem pelo celular e 04% pelo computador.
A análise do consumo considerou ainda o comportamento da audiência ao longo do dia em relação aos equipamentos usados para ouvir rádio e aos locais.
ALCANCE MÉDIO
A aferição mostrou que 3 a cada 5 ouvintes escutam rádios todos os dias e que cada ouvinte passa cerca de 4h40min ouvindo rádio por dia.
INVESTIMENTO
Tento como base todos esses dados, o rádio segue firme como investimento de ótimo retorno – mesmo em tempos de crise. Anuncie no rádio!
Postado por: Maycon
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...