Lançado em 2012, o programa Novos Rurais é uma formação empreendedora para a criação de novos negócios voltada para estudantes de escolas agrícolas e tem como objetivos fomentar a permanência no campo, apoiar novos negócios, promover a geração de renda e incentivar a diversificação no meio rural. Essa iniciativa pioneira do Instituto Souza Cruz é reconhecida pela da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU-FAO) como uma boa prática para o Desenvolvimento Sustentável.
O ‘Novos Rurais’ baseia-se em uma metodologia teórica e prática, aplicada em parceria com escolas Técnicas e organizações do campo, resultando no apoio financeiro a projetos que introduzem uma nova cultura ou negócio no meio rural.
O programa é dividido em duas etapas. Na primeira fase, os jovens recebem treinamento em sala de aula sobre temas como empreendedorismo, inovação e tendências de mercado. Ao final da formação, eles elaboram um plano de negócios que passa por uma avaliação técnica. Os melhores projetos são selecionados e os jovens recebem apoio financeiro para viabilizar o seus empreendimentos. Na segunda fase, os alunos selecionados implementam os projetos e colocam seus novos negócios em prática.
E na semana passada o programa premiou mais seis (6) projetos de alunos da CFR – Casa Familiar Rural de Coronel Vivida.
Sob a coordenação das professoras Vanessa Welter Watthier e Fernanda Bonadimann, dez (10) projetos de alunos do terceiro ano da CFR foram enviados, e seis foram selecionados. Cada um recebeu na semana passada um cheque de R$ 3.000,00 (três mil reais) para tirar do papel e colocar em prática sua proposta.
OS ALUNOS QUE TIVERAM SEUS PROJETOS SELECIONADOS, SÃO:
DANIELA DE OLIVEIRA PADILHA
FERNANDA SCHEIBEL DO NASCIMENTO
JAQUELINE VALENTE
TATIANE VIERIA CARDOSO
DALTON YESBIK
RENAN BEDRA
RENAN BEDRA, de Coronel Vivida, QUER CRIAR ‘RED RUMPED’. RED RUMPED É UM PÁSSARO Originário do sudoeste da Austrália, o red e é encontrado, no campo, aos pares ou em bandos, principalmente em áreas densamente arborizadas. o red rumped reúne ótimas características para a atividade, que pode contribuir para aumentar a renda mensal de um pequeno criador. A ave é mansa, dócil, fácil de lidar e pode ser manejada, inclusive, nos limites de uma residência. Dotada de penas de cores fascinantes, que são geradas a partir de combinações de diferentes mutações, a ave alcança bons preços no comércio de animais para ornamentação. Vistosos, com plumagem em tons exuberantes e raros, que começam a surgir com um mês de vida, há no mercado exemplares que atingem até R$ 5 mil a unidade.
FERNANDA SCHEIBEL NASCIMENTO, de Coronel Vivida, fez um projeto voltado à panificação. Ela disse que o projeto visa incrementar a renda da família na comunidade de Palmeirinha. Acrescenta que o projeto será desenvolvido lá mesmo, em Palmeirinha, na propriedade da família. Agora, com os três mil, comprar os equipamentos necessários e tirar o projeto do papel.
DANIELA DE OLIVEIRA PADILHA – é de Mangueirinha e vai trabalhar com olericultura integrada com galinheiro sustentável. “É um projeto como se fosse uma mandala, um galinheiro num determinado terreno com os canteiros ao redor para facilitar o ciclo com a cama de aviário direcionadas aos canteiros e formando assim composição química”, explica Daniela.
JAQUELINE VALENTE, de Honório Serpa, sai do trabalho rural, e seu projeto é abrir um SALÃO DE BELEZA em Honório Serpa. Ela diz que desde pequena vive nesse meio com as tias que atuam no ramo, e percebe que mesmo com tantos profissionais, o campo é vasto e tem espaço para ela também.
RENAN BEDRA, Coronel Vivida, vai fazer uma lavoura de MORANGO ORGÂNICO, para incrementar a renda da família, uma vez que os custos de produção são menores. Ele vai começar com uma estufa e se o resulto for satisfatório, a intenção é aumentar a produção gradativamente.
TATIANE VIEIRA CARDOSO, Coronel Vivida, não quis gravar entrevista, mas vai trabalhar com produção de OVOS de CODORNA.
Postado por: Adelino
Cidade
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...