Unidades de saúde e escolas ficam alagadas após chuva em SC; aulas e atendimentos são suspensos
Os estragos causados pela chuva no fim de semana provocaram a suspensão de atendimentos nas áreas da Educação e Saúde em cidades de Santa Catarina. Segundo comunicados emitidos pelas prefeituras, as aulas da rede municipal tiveram alterações nesta segunda-feira (18) em: Tijucas, Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Luiz Alves, Guaramirim, Porto Belo, Araquari e Massaranduba. Já São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Florianópolis apenas algumas unidades tiveram os atendimentos cancelados.
No início da manhã, a Defesa Civil Estadual divulgou por volta das 5h30, um boletim de atenção por causa das condições de chuva moderada a forte e com risco de alagamentos para Araquari, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Também houve uma observação de chuva fraca a moderada no Vale do Itajaí, Oeste e pontualmente forte no Litoral Norte.
São Francisco do Sul
Quatro escolas públicas da rede municipal de São Francisco do Sul, Litoral Norte, tiveram as aulas canceladas. Segundo a Secretaria de Educação, as unidades que não vão abrir são: Escola Municipal (EM) Álvaro Tancredo Dippold, no bairro Acaraí; a EM Izidoro Curvello, no bairro Tapera; a EM Ida Beatriz Brunato de Camargo, no bairro Majorca; e a EBM Ramiro Bueno da Rocha, no bairro Ervino.
O secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, solicitou aos diretores das escolas que entrassem em contato com os pais dos alunos e a comunidade escolar. Nas demais escolas do município, as aulas ocorrerão normalmente.
A Secretaria de Saúde do município também informou que nesta segunda não haverá atendimento na Unidade Básica de Saúde da Tapera, em virtude dos alagamentos na região. A população que necessitar de atendimento deve procurar a Estratégia de Saúde da Família do Acaraí.
Tijucas
Chuva causa alagamentos e aulas são suspensas nesta segunda-feira (18) em Tijucas
O início do ano letivo nas escolas municipais foi adiado por conta da chuva que provocou alagamentos em vários bairros, segundo a Prefeitura de Tijucas, na Grande Florianópolis.
De acordo com a administração, muitas unidades escolares também estão com problemas de acesso e alagamentos na parte externa e até mesmo em alguns casos, na área interna das unidades onde se verificou infiltração nos telhados.
A Secretaria de Educação lamentou pelas redes sociais ter que adiar o início das aulas. A nova data de reinício das aulas será informada assim que for definida pela pasta.
Camboriú
A Prefeitura de Camboriú, no Litoral Norte, por meio da Secretaria de Educação, comunicou no domingo (17) que a aulas na rede municipal estão suspensas nesta segunda. Segundo a pasta, inicialmente apenas as unidades do Distrito do Monte Alegre teriam a suspensão, porém reavaliando a situação, a medida foi estendida para todas as escolas municipais e para os centros de educação infantil.
Balneário Camboriú
A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, informou pelas redes sociais que as aulas do CEM Nova Esperança estão suspensas no período matutino desta segunda-feira (18).
Devido às fortes chuvas, houve danos no refeitório da unidade. Caso seja necessário suspender as aulas da tarde, a Secretaria de Educação fará novo comunicado. Segundo a prefeitura, nas demais unidades as aulas estão mantidas.
Balneário Barra do Sul
A Prefeitura de Balneário Barra do Sul decretou situação de emergência por causa da chuva no domingo. Por conta disso, a Secretaria de Educação e Cultura da cidade comunicou por meio das redes sociais que a suspensão das aulas da rede municipal de ensino nesta segunda.
Luiz Alves
Em Luiz Alves, a prefeitura também cancelou as aulas na rede municipal nesta segunda. A administração não comunicou quando o serviço será retomado.
Guaramirim
A Prefeitura de Guaramirim também interrompeu as aulas da rede municipal. Segundo a Secretaria de Educação, há lugares com passagens no trânsito prejudicados o que compromete o deslocamento dos alunos e escolas sendo utilizadas como alojamentos para as famílias desalojadas por causa da chuva. Na área da saúde, o posto do bairro da Caixa D'Água está temporariamente interditado.
Porto Belo
A Prefeitura de Porto Belo também suspendeu as aulas durante a manhã na rede municipal. Pelas redes sociais, a prefeitura comunicou que as aulas do período vespertino continuam mantidas.
Jaraguá do Sul
O Centro Municipal de Educação Infantil Rui Krüger, no bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, teve as atividades suspensas apenas no período da manhã desta segunda-feira.
De acordo com a Secretaria de Educação, o acesso às escolas e demais Centros de Educação Infantil (CMEI’s), mesmo com a chuva que atinge a região, não tem grandes dificuldades. A Escola Adelino Franzner, no bairro Boa Vista também presta atendimento apenas como plantão.
Araquari
As aulas das escolas e dos Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino foram todas suspensas nesta segunda-feira. As atividades nas escolinhas de esporte do projeto Araquari Campeã e o início das aulas da Fundação Municipal de Cultura também precisaram ser canceladas. Unidades de saúde operam normal.
Florianópolis
A Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr, no Córrego Grande, em Florianópolis, também suspendeu as aulas nesta segunda. De acordo com a prefeitura, desde às 6h, uma equipe faz a limpeza das instalações para o restabelecimento do atendimento.
Como a escola foi alagada, um caminhão hidrojato está limpando todas galerias da região, uma vez que pode ser esse o problema. No período da tarde, deve ser verificada também a situação do sistema drenagem da unidade educacional. Conforme a Secretaria de Educação, a escola está liberada para retomada das aulas já nesta terça-feira. As outras 35 escolas da rede municipal de ensino, assim como os 78 núcleos de educação infantil estão funcionando nesta segunda-feira.
Massaranduba
As aulas das escolas da rede municipal foram canceladas no período da manhã desta segunda-feira. AS CEIs mantêm atendimento normal, segundo a prefeitura de Massaranduba.
Desde sábado até a manhã desta segunda-feira chove em Santa Catarina. Cidades da Grande Florianópolis, Litoral e Norte catarinense foram as mais atingidas.
A segunda-feira (18) é marcada por muito trabalho para os moradores que tiveram as casas atingidas pela forte chuva que atinge Santa Catarina, desde sábado (16). Muita lama e água foram retiradas do chão dos imóveis durante a faxina.
Além disso, equipes da prefeitura de cidades da Grande Florianópolis, Litoral e Norte catarinense auxiliavam a remover a sujeira e também no auxílio para as famílias que ficaram desalojadas e desabrigadas.
Em Penha, por exemplo, abrigos foram improvisados para proteger objetos e móveis. Já em Navegantes, há bairros com pontos de alagamentos. Serviços públicos da área da saúde e educação ficaram comprometidos em algumas cidades, principalmente na rede municipal. Até as 8h30, a Defesa Civil Estadual ainda não informou um balanço dos prejuízos.
Postado por: Adelino
Destaques
0 Comentarios
Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...