46 3232.1191

 

Nova estimativa populacional divulgada pelo IBGE mostra que população do Sudoeste do Paraná voltou a crescer, mas, na contramão, Coronel Vivida novamente perdeu moradores. Aliás, em números, foi o município que mais viu seus habitantes irem embora...

A população do Sudoeste do Paraná cresceu 0,46% entre 2018 e 2019, chegando a 625.378 habitantes, de acordo com estimativa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (28).

Após registrar redução de habitantes entre 2017 e 2018, no último ano houve um acréscimo de 2.855 moradores na região. Mas dos 42 municípios da região, apenas 18 mostraram crescimento populacional.

Francisco Beltrão segue como o município mais populoso do sudoeste, já ultrapassando os 91 mil habitantes. Seguido de Pato Branco que tem quase 83 mil habitantes.

Palmas, terceiro mais populoso com mais de 50 mil habitantes,  segue como o município com a maior média de crescimento, com uma população 1,57% maior que em 2018. Pato Branco, Itapejara D’Oeste e Dois Vizinhos também apresentaram crescimento superior a 1%.

Por outro lado, apesar do crescimento regional, mais de metade dos municípios sudoestinos sofreram redução no número de moradores. Em números absolutos, Coronel Vivida foi o que perdeu o maior contingente, menos 158 habitantes. Mas continua sendo o quinto em população, tendo pela estimativa: 20.734 habitantes.

Chopinzinho também perdeu população pela nova estimativa do IBGE: 94 PESSOAS. Chopinzinho agora é sétimo município em população no sudoeste. O vizinho município foi ultrapassado por Santo Antonio do Sudoeste, que tem 20.166. Chopinzinho tem 19.254.

As estimativas populacionais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.




Fonte: RBJ com IBGE
Fotos: Infográfico - Guilherme Zimermann - RBJ



Compartilhar

Postado por: Adelino

Destaques

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets