46 3232.1191

Na manhã de quarta-feira (17), o homem de 51 anos deu entrada na UPA de Coronel Vivida com um ferimento causado por uma lagarta lonomia. Ele é jardineiro, fazia a poda de árvores na área urbana da cidade e quando começou a recolher os galhos cortados encostou em uma lagarta. Ele procurou atendimento médico imediatamente após sentir uma forte ardência na mão. Na UPA, a equipe médica solicitou um exame de sangue, o que comprovou o veneno da lagarta na vitima. O homem recebeu ampolas de soro antilonomico e permaneceu em observação. De acordo com Alan Andriguetti, da Vigilância Sanitária, uma equipe retornou ao local do acidente para tentar capturar o animal, mas não o encontrou.

“Esse jardineiro soube dos riscos que essa lagarta pode causar através da mídia e assim que percebeu o ferimento, procurou atendimento médico. Isso é fundamental. A demora em buscar atendimento pode levar a morte, já que essa lagarta é extremamente venenosa. Pedimos que a população tenha cuidado e quando alguém encontrar essa lagarta, é importante fazer a captura, já que o soro antilonomico é feito do próprio animal”, disse Alan.

Nesta quinta-feira (18), uma lagarta Lonomia foi encontrada na Rua Santa Catarina, perto do ferro velho Bandeirantes, dentro da área de uma residência e foi encaminhada a Vigilância Sanitária. (FOTO)

Um acidente com a Lonomia, pode levar uma pessoa à morte em até quatro dias, se o acidentado não procurar atendimento médico. Ela tem o corpo revestido de espinhos, como se fosse um pinheiro. Esses espinhos contêm uma toxina que pode impedir a coagulação do sangue, provocando uma hemorragia.

De acordo com dados da 7ª Regional da Saúde nesses primeiros dias de 2018, já foram confirmados três casos de contato com lonomia, um em Chopinzinho, outro em Honório Serpa e em Coronel Vivida. Esse número é preocupante, se comparado com o ano passado. Em todo o ano de 2017, 4 pessoas tiveram contato com a lagarta nos Municípios pertencentes a Regional.

É importante olhar atentamente as folhas e os troncos das árvores, verificando a presença de folhas roídas, casulos ou pupas e fezes de lagartas. Além disso, é preciso usar sempre luvas quando for manipular troncos, árvores frutíferas ou em atividades de jardinagem.

A Lonomia tem coloração em geral marrom-claro esverdeada ou marrom amarelada, com três listras de cor castanho escura. O inseto se alimenta preferencialmente de folhas das árvores silvestres e de algumas frutíferas e o período de alimentação é durante a noite.




Fonte: Fabiane Kaczan
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde



Compartilhar

Postado por: Fabiane

Cidade

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<




Radio Voz

Nos primeiros dois anos de existência, a sede da rádio situava-se na Rua Marechal Deodoro em uma pequena sala comercial e contava apenas c...

Últimos Tweets